Demais 2Destaque da CidadeSaúde

Saúde está utilizando tablets para agilizar atendimentos em vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Pirassununga está utilizando recursos mais modernos com vistas a agilizar os procedimentos para a vacinação da população pirassununguense. Os esforços se concentram em utilizar a tecnologia especialmente na vacinação contra Covid-19, cuja demanda tem sido ampliada a medida que o público-alvo cresce com o passar dos dias.

Para agilizar os cadastros e lançamento das informações sobre vacinação contra o Covid-19 nos cidadãos de Pirassununga, estão sendo utilizados 6 tablets. Os aparelhos foram entregues nos últimos dias para auxiliar na campanha de vacinação contra a Covid-19, cedidos diretamente da Secretaria de Estado da Saúde.

Neste momento os recursos são concentrados especialmente nas situações de vacinação por drive thru, pois a demanda acaba sendo mais concentrada neste tipo de vacinação e o uso dos equipamentos agiliza o atendimento, dinamizando o lançamento dos dados a cada aplicação de vacina. Ou seja, assim que o cidadão é vacinado, os dados são lançados em plataforma online pela internet, consolidando as estatísticas sobre os vacinados mais rapidamente.

1ª dose para pessoas com 67 anos e acima e 2ª dose para 69 anos e acima ocorre em cinco locais

As pessoas com 67 anos ou mais podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em pelo menos cinco unidades de Saúde: USFs Guaraciaba Vanim (Raia); Aristides Rodrigues (Vila Redenção); Laranjeiras (Jd. Laranjeiras); Roque Di Mattia (Vila Brás) e José Marafão (Limoeiro). A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Também podem tomar a vacina (mas neste caso já a segunda dose) as pessoas de 69 anos e acima nas mesmas unidades.

Até a manhã desta sexta-feira (16) apenas 500 doses haviam sido aplicadas nas unidades (os 5 postos e o Drive Thru, já encerrado). Ainda pela manhã as unidades estavam com movimento tranquilo.

Além destes, os mesmos postos aplicam a primeira dose da vacina aos profissionais da educação com 47 anos e acima, desde que previamente cadastrados no site https://vacinaja.educacao.sp.gov.br/ e com o pré-cadastro já validado. Mais informações a esse público estão disponíveis no mesmo site.

É essencial que os vacinados sempre levem RG, CPF e comprovante de endereço. Quem for tomar a primeira dose pode se cadastrar no https://www.vacinaja.sp.gov.br/. O cadastro anterior à vacinação é essencial para agilizar o atendimento.