25ª Semana Nenete de Música Caipira – 2019

 

 

Festival da cultura caipira de Pirassununga celebra 100 anos de Nenete

Em sua 25ª edição, a Semana Nenete de Música Caipira, considerado o “maior festival da cultura caipira do país”, celebra, de 11 a 14 de julho, no Centro cultural de Eventos Dona Belila, o 100º aniversário de nascimento do cantor, compositor e produtor musical, Waldemar Castelar De Franceschi, o Nenete.

Promovida pela Prefeitura de Pirassununga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, de caráter beneficente, a Semana Nenete é uma das mais importantes festas do gênero em todo o território nacional.

FOTOS – CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DA NENETE 2019

O festival gastronômico-turístico-cultural celebra, todos os anos, a memória do cantor e compositor e produtor musical Nenete, que integrava oTrio de Ouro do Rádio Brasileiro Nenete, Dorinho e Nardele -, divulga, incentiva e preserva a essência da cultura caipira, da moda de viola às comidas e bebidas típicas, das danças folclóricas aos grandes shows musicais, das rezas e devoções aos saberes e fazeres da tradição oral -, de grande significação para o processo de construção da identidade cultural local e regional. Tem Inezita Barroso sua eterna madrinha e o Saci Pererê seu mascote.

Em 1995, ao definir o formato e o conteúdo que se pretendia para a recém criada Semana Nenete, a Secretaria de Cultura e Turismo optou por não copiar ou se apropriar de qualquer modelo de empreendimento cultural existente. Buscava-se algo legitimamente comprometido com os valores da cultura popular tradicional de Pirassununga.

Assim nasceu a Semana Nenete de Música Caipira, inspirada nas tradições culturais e religiosas de Pirassununga: seus personagens, valores, legados, saberes e fazeres da tradição oral, acrescida da preciosa contribuição dos imigrantes que aqui chegaram, sobretudo os italianos, que continuam vivas no meio rural e urbano.

Diferente das demais festas, a multiplicidade de eventos ocorre ao mesmo tempo em diferentes pontos do recinto, com capacidade para receber 20 mil pessoas a cada noite.

De quinta (11) à sábado (14), a programação acontece das 18h às 23h30. No domingo (14), as atividades começam logo cedo, a partir das 8h – CLIQUE AQUI e veja a Programação Completa da Semana Nenete 2019.


Festival gastronômico caipira – CLIQUE AQUI E VEJA OS CARDÁPIOS

A expectativa da Secretaria de Cultura e Turismo, organizadora do evento, é a de receber este anos perto de 120 mil visitantes vindos de diversas regiões do estado e do país.

O Festival Gastronômico da Cultura Caipira é um dos pontos altos da festa. Para atender à crescente demanda, entidades e empresas do ramo de alimentação, responsáveis pelos 13 Ranchos Caipiras e 11 Caipirões, mobilizam direta e indiretamente, mais de 5.000 voluntários e profissionais de diferentes áreas.

Além do melhor acolhimento, as equipes se desdobram com entusiasmo e desenvoltura para preparar e oferecer os mais deliciosos pratos das cozinhas paulista e mineira que distinguem a culinária caipira. Oportunidade única conhecer e saborear “antigas novidades” que não estão disponíveis nos restaurantes da cidade e região.

Para melhor orientar os visitantes, a Secretaria de Cultura e Turismo elaborou um caderno especial – “OS SABORES DA ROÇA” -, que reúne os cardápios (clique aqui e veja os cardápios) e a localização dos Ranchos e Caipirões, que serão distribuídos a todos.


Programação Religiosa

As tradições religiosas do município têm lugar de destaque na Semana Nenete.

Na quinta-feira (11), às 19h, a Procissão de Acolhida de Nossa Senhora Aparecida, que virá da Capela da Comunidade Santo António Cavalheiro, região rural do município, abre oficialmente a Semana Nenete, seguida da Reza do Terço e da Dança de São Gonçalo, que contará com a participação dos violeiros das orquestras e corais sertanejos de Pirassununga.

PROCISSÃO DOS ANDORES – Na sexta-feira (12), a Procissão dos Santos Andores reunirá fieis das capelas rurais e das igrejas da cidade. O cortejo sairá às 19h defronte à Igreja Matriz de Santo Antônio em direção ao recinto da festa.

MISSA CAMPAL – No domingo, às 8h, será celebrada no Palco Branco (próximo da rua Amador Bueno) a Missa da Festa da Colheita em Ação de Graças pelo Dom da Terra Abundância da Colheita. Às 11h sairá a Romaria dos Cavaleiros, Charreteiros e Carroceiros a Procissão da Gratidão em louvor à Nossa Senhora Aparecida.


Programação Cultural

A programação de shows em homenagem aos 100 Anos de Nenete terá, nos palcos do Centro Cultural de Eventos Dona Belila, nomes consagrados da nossa música de raiz.

De quinta-feira (11) à domingo (14) no Palco Branco (próximo da rua Amador Bueno) e no Palco da Sanfona (rotatória da rua Dr. Moretz Shons), na parte alta do recinto.

SHOWS MUSICAIS Dia 11 de julho, Mococa & Paraíso (20h) e Bruna Viola (21h30); Dia 12 de julho, As Galvão (20h) e Marcos Paulo & Marcelo (21h30); Dia 13 de julho, Divino & Donizete (20h) e Lucas & Luan (21h30). E no domingo (14) shows com Jayne (19h) e Maick & Lyan (21h30).

NOSSOS GRANDES TALENTOS – Nos palcos, antes e após os shows musicais, artistas pirassununguenses estarão se apresentando as duplas DúCabelo & Fábio (Tributo à Tião Careiro) e Dhyol & Robso, entre outras.

100 ANOS DE NENETE – No sábado (13), após o show de Divino & Donizete, no Palco Branco, acontecerá o Show Pirassununga Canta Nenete”, com a participação de duplas, trios e orquestras do Programa Ranchinho Alegre.

RODA DE VIOLEIROS – No domingo, das 10h às 12h00, duplas e trios que se destacaram no programa Ranchinho Alegre, promovido durante o ano pela Secretaria de Cultura e Turismo, são presenças garantidas na RodaJoão Negrãode Violeiros, no Palco Branco.

PLATAFORMAS CULTURAIS – No Palco Guaraciaba Vanin – na plataforma externa do Armazém Cultural Dito Micuim e na plataforma da Estação Cultural FEPASA -, estarão se apresentando orquestras de sanfoneiros e violeiros, grupos folclóricos e parafolclóricos, contação de histórias, entre outras manifestações.


Reconhecimento e incentivo às tradições caipiras

Pela admirável contribuição ao desenvolvimento do município, o Poder Público Municipal, como parte da programação da Semana Nenete, presta homenagens às famílias que aqui chegaram – muitas delas no período da imigração – para cultivar a terra e até hoje continuam ligadas ao meio rural.

Com esse propósito o prefeito Ademir Alves Lindo instituiu em 2006, por meio do Decreto 3.156/06, a Medalha Huquiles de Carli de Incentivo às Tradições Caipiras.

Ontem (21), na Noite de Lançamento da Semana Nenete 2019, no Centro de Convenções prof. Dr. Fausto Victorelli, o Poder Público Municipal homenageou com a comenda caipira as famílias Pereira Tangerino e Seraphin.

O título de “Personalidade Destaque do Ano Lenda Viva da Cultura Caipira” foi concedido ao agricultor, violeiro, sanfoneiro, cantor, compositor e contador de histórias, José Thomaz de GodoyZeca Barnabé -, 96 anos, por tão expressiva contribuição à cultura popular tradicional do município.


Mapa da Festa

Mapa da Semana Nenete 2019 – Clique no Mapa acima para ampliar ou clique aqui para visualizar ampliado