24ª Semana Nenete de Música Caipira – 2018

Pirassununga promove em julho o maior festival da cultura caipira do país

Conhecida no Brasil e no exterior pela qualidade da cachaça que produz e exporta, Pirassununga se consolida como um dos mais importantes centros de difusão da cultura caipira do país.

Clique e acesse o mapa da 24ª Semana Nenete

A Semana Nenete de Música Caipira é a grande vitrine dessa celebração.

Promovida pela Prefeitura de Pirassununga através da Secretaria de Cultura e Turismo, é um dos mais prestigiados acontecimentos do gênero em todo o território nacional.

De caráter beneficente, a Semana Nenete será realizada de 12 a 15 de julho, no Centro Cultural de Eventos Dona Belila, região central da cidade. O evento presta homenagens ao cantor e compositor Nenete (Waldemar Castelar de Franceschi), do ?Trio de Ouro do Rádio Brasileiro?: Nenete, Dorinho e Nardele. Tem Inezita Barroso sua madrinha e o Saci Pererê seu mascote.

O festival gastronômico-turístico-cultural resgata, divulga, incentiva e preserva a essência da cultura caipira, – da moda de viola às comidas e bebidas típicas, das danças folclóricas aos grandes shows musicais, das rezas e devoções aos saberes e fazeres da tradição oral -, de grande significação para o processo de construção da identidade cultural local e regional.

?A Semana Nenete é um grande espelho onde todos se veem nele refletidos: nas rezas e devoções, no catira, nas congadas e nas danças folclóricas, no ponteio da viola, na comida feita no fogão à lenha (…), enfim, na herança cultural e religiosa deixada pelos antepassados que aqui viveram seus melhores dias?. Geraldo Meireles