Programação Cultural

A grade de shows da Semana Nenete 2018 reúne nomes consagrados da nossa música.

Confira a programação:

Dia 12 de julho (quinta-feira), Ronaldo Viola Filho & João Carvalho

Ronaldo Carandina ? mais conhecido como Ronaldo Viola – nasceu na Capital (SP), em 25 de março de 1962; já João Carvalho ou Manuel João de Carvalho, natural de Taiúva (SP), estão na ?estrada? desde o final dos anos 70 (1978), dupla que iniciou a carreira após apresentação no Festival de Música Sertaneja, realizada pelo governo estadual, na mesma época.

A dupla Ronaldo Viola Filho & João Carvalho será uma das atrações do primeiro dia da 24ª Semana Nenete de Música Caipira. Intérpretes de sucessos como ?Paixão Goiana?, ?Carro de Boi? e ?Dama da Noite?, a dupla também promete executar sucessos mais recentes , como ?Prisioneiro? e ?Baile da Cidade?.

Sérgio Reis

Sérgio Reis ? nome artístico de Sérgio Bavini – nasceu na Capital (SP), em 23 de junho de 1940, é cantor, compositor sertanejo, além de ator. O cantor optou por adotar o sobrenome de sua mãe, pois não achava o sobrenome de seu pai adequado para o ramo artístico.

Fez parte da ?Jovem Guarda? na década de 60 e seu grande sucesso na época foi ?Coração de Papel?; mas ‘migrou’ para o gênero sertanejo em 1972, quando lançou ?Menino da Gaita?. A partir deste momento colecionou muitos sucessos e clássicos: ?Menino da Porteira?, “Panela Velha”, “Filho Adotivo” e “Pinga ni Mim”, entre outras canções.

Em 2014, recebeu o ‘Grammy Latino de Melhor Álbum de Música, com o trabalho?Amizade Sincera II?, em parceria com Renato Teixeira. O cantor é uma das atrações de quinta-feira (dia 12 de julho), da Semana Nenete de Música.

Dia 13 de julho (sexta-feira), Duduca & Dalvan

Duduca & Dalvan são uma dupla de música sertaneja/romântica que teve início em 1977, sendo conhecidos popularmente como ?Os Leões da Música Sertaneja?. A dupla fez sucesso com músicas de abordagem social em suas letras, destacando-se “Espinheira” e “Massa Falida” em 1986.

Duduca chamava-se José Trindade, nascido em Anápolis (GO), em 4 de julho de 1936; Dalvan é o nome artístico de José Gomes Almeida, nascido em Planaltina (PR), a 9 de outubro de 1951. Duduca já tinha experiência como músico e compositor no início da década de 1960; Dalvan é multi-instrumentista.

Com o falecimento de Duduca (1986), Dalvan seguiu carreira-solo por diversos gêneros musicais, indo do rock ao gospel. Após algumas parcerias, a dupla Duduca & Dalvan voltou às atividades, com o ex-radialista paranaense Almir Coelho da Silva, como o novo Duduca.

A dupla abre o 2º dia de festa da Semana Nenete, e alguns clássicos serão lembrados: ?Por Causa de Você?, ?Agora ou Nunca?, ?Dama de Vermelho?, ?A Piquitita? ou ?Depois das 6?; e ainda novas músicas como ?Nuvem? e ?Novo Rumo?.

Gino & Geno

A dupla Gino & Geno iniciou carreira logo no início dos ano 70, formada por Sebastião Ribeiro de Almeida (nascido em Belo Horizonte/MG, 6 de setembro de 1954) e Geraldo Alves dos Santos, ambos nascidos em Belo Horizonte (MG), em 6 de setembro de 1954 e 7 de outubro de 1957, respectivamente, cujo repertório inclui músicas sertaneja, country, além de xotes e sambas, sempre com letras bem-humoradas e ritmos dançantes e animados. No passado, o maior sucesso da dupla foi “As Águas do São Francisco” (1973).

Após períodos de pausa, atualmente Gino & Geno voltaram com mais sucesso, com destaque ao CD/DVD ?Gino & Geno – Ao Vivo? em São Bernardo do Campo (2006). A dupla é responsável pelos hitsEla Chorou de Amor” e “Coração Cigano“, que contou com a participação da ex-dupla Rick & Renner. Outros sucessos são, entre outros, “Mulher Que Não Dá Voa“, “Eu Vou Beber Veneno“, “Bebo Pra Carai“, “Eu já fui de você“, “Que Bicho Que É“, “Acidente de Amor” e “A Galera do Chapéu“, além de gravar uma música em homenagem para a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Gino & Geno é a atração de sexta (dia 13), na Semana Nenete.

Dia 14 de julho (sábado), Felipe & Falcão

Formada por Marcelo Justino de Moraes e Antônio Rosa Ribeiro, mais conhecidos como Felipe & Falcão, a dupla é uma das mais bem-sucedidas do novo sertanejo. Nascidos em Jataí e Morrinhos, ambas no Estado de Goiás, a dupla emplacou vários sucessos em 24 anos de carreira (começaram nos anos 80), até que, no dia 18 de setembro de 2009, aos 53 anos, Falcão veio a falecer em Goiânia.

Antes da música, Felipe trabalhou como verdureiro e caminhoneiro, mas  tinha formação musical desde os 12 anos; Falcão por sua vez, formado em jornalismo, trabalhava como apresentador da TV Regional de Goiás (TV Globo) e apresentava concursos de música da região e foi em um desses concursos.

O 1º álbum surgiu em 1985, com destaque para as músicas ?Por Amor se Morre? e ?Gosto da Felicidade?; em 1987, no 2º disco, a dupla emplaca ?Que Pena?, ?Você é Isso?, ?Homem tem que ter mulher? e o sucesso não cessou mais. Desde 2010, o cantor Almiro Almeida de Oliveira surge como no novo Falcão e novos sucessos voltam às paradas: “Deixa Eu Te Amar Por Favor”, “Grito de Amor”, “Comitiva dos Solteiros”, “Nóis é Simprão de Tudo”, “Hoje Não é Nosso Dia”, entre outras. Felipe & Falcão é a atração de sábado (dia 14), na Semana Nenete.

Rio Negro & Solimões

Dupla sertaneja formada por José Divino Neves, o Rionegro (nascido em 22 de fevereiro de 1965, em Claraval/MG) e Luiz Felizardo, o Solimões (nascido em 12 de abril de 1962, também em Claraval/MG), os dois cantores começaram com apresentações em França (SP), em 1989. Amigos de infância, deixaram seus respectivos empregos em uma fábrica de sapatos onde trabalhavam juntos para se transformarem numa referência para a música sertaneja atual.

Com discos de ouro, platina e diamente, a dupla acabou se tornando comuns ao longo dos anos. Entre os principais sucessos da dupla estão “Peão Apaixonado”, “De São Paulo a Belém”, “Frio da Madrugada”, “Bate o Pé”, “Na Sola da Bota”, “De Bem com a Vida”, “Vida de Cão” entre diversas outras que caracterizam bem o “arrasta-country” pelo qual os dois são conhecidos. Rionegro & Solimões é a atração de sábado (dia 14), na Semana Nenete.

Dia 15 de julho (domingo), Guilherme & Santiago

Dupla sertaneja goiana Guilherme & Santiago são naturais de Goiânia (GO), formada pelos irmãos Herickson Cardoso Rosa (nascido em 15 de outubro de 1969), o Guilherme; e Henzzo Cardoso Rosa (nascido em 22 de março de 1976), o Santiago. A dupla já lançou 17 CDs e 5 DVDs. Na atualidade é considerada como uma das melhores duplas do país; e já venderam mais de um milhão de discos.

Ainda adolescente, Guilherme começou a atuar na música gravando jingles; maior de idade seguiu para San Francisco (EUA), para trabalhar como jardineiro e entregador de pizzas e jornais. Aqui no país, Santiago – caçula de três irmãos -, trabalhou como sapateiro e fazia aulas de violão. No início dos anos 90, Guilherme & Santiago gravaram um jingle político e o trabalho fez sucesso, tornando Guilherme & Santiago tão famosos na cidade.

A primeira apresentação ao vivo de Guilherme & Santiago foi na abertura de um show da dupla Christian & Ralf em Goiânia (GO). Depois, começaram a fazer shows para outras duplas, como Zezé Di Camargo & Luciano. A partir de 1994, começa ?o voo solo?, quando gravaram o 1º disco, com a canção ?Do Outro Lado da Cidade?; outros sucesso vieram: ?Eu Nunca Te Esqueci?, ?Valeu Esperar?, ?Abre Coração? e ?Só Falta Você?. Atualmente, a dupla tem como sucessos ?Pindaíba?, ?Me Esqueça? e ?Jogado na Rua?. Guilherme & Santiago é a atração do domingo (dia 15), encerramento da 24ª Semana Nenete.

No domingo, das 10h às 12h00, duplas e trios que durante o ano se destacaram no programa Ranchinho Alegre, são presenças garantidas na Roda João Negrão de Violeiros.

No Palco Guaraciaba Vanin, na plataforma externa do Armazém Cultural Dito Micuim, estarão se apresentando grupos e orquestras de violeiros, duplas, grupos folclóricos e parafolclóricos, entre outras manifestações.

PAIOL GRANDE DE CONTAÇÃO DE CASOS – O Armazém Cultural Dito Micuim – o Barracão da FEPASA – abrigará o ?Paiol Grande de Contação de Causos?, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, que terá contação de causos, esquetes teatrais, apresentações musicais, entre outros.