Demais 2Destaque da CidadeMeio Ambiente

Pirassununga recebe a certificação do Programa Município Verde Azul

Nesta terça-feira (19), o município de Pirassununga celebrou a conquista do certificado e do troféu no âmbito do Programa Município VerdeAzul (PMVA), evidenciando sua gestão ativa na área ambiental. O prefeito Cícero Justino da Silva e o secretário de Meio Ambiente, José Luiz Tavares de Moura receberam a certificação do PMVA – Ciclo 2022/2023. Também acompanharam a cerimônia, a assessora do prefeito, Valéria Franceschini e o vereador, João Henrique Trevilatto Sundfeld (João do Sal Filho).

A solenidade ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, contando com a presença ilustre do governador Tarcísio de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado, da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, e do coordenador do programa, André Simas.

Pirassununga atingiu a 23ª colocação no Grupo 3 onde estão municípios com até 99 mil habitantes, englobando 46 cidades.

O êxito alcançado resultou do empenho de todos os funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em especial a Engenheira Ambiental, Bruna Nayara C. Silva, que juntamente com o Secretário Moura fizeram a coleta de informações em colaboração com as outras secretarias. Para o ciclo do PMVA 2023/2024 a colaboração intersecretarias será fundamental para melhor pontuação.

Em 2007, o Governo do Estado lançou o Programa Município Verde Azul, com a finalidade de avaliar e promover a eficiência da gestão sustentável, enfatizando a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios.

Através da definição de Diretivas orientadoras e do fomento à capacitação técnica, o PMVA estimula as prefeituras paulistas a conceberem e implementarem políticas públicas locais alinhadas com o desenvolvimento sustentável. Entre os critérios de avaliação está governança ambiental; avanço na sustentabilidade; educação ambiental; uso do solo; gestão das águas; percentual de esgoto coletado e tratado; resíduos sólidos; qualidade do ar; arborização urbana e biodiversidade.