Vacinação contra Gripe terá “Dia D” para idosos no sábado; Estado envia mais doses até sexta
A Campanha de Vacinação contra a Gripe / Influenza (2020) teve início já nesta segunda-feira (23) em sua primeira fase, dedicada exclusivamente a Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde.
A Secretaria Municipal da Saúde recebeu junto ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) XX de Piracicaba cerca de 3.600 doses, já que a grade vem sendo fracionada pela regional. Significativa parte destas vacinas já foi utilizada, e por isso, a Secretaria Municipal da Saúde voltou a contatar o GVE XX de Piracicaba, que informou que enviará mais vacinas já nesta quinta-feira (26). Com esta logística, a Secretaria Municipal da Saúde deve voltar a disponibilizar vacinas em todos os postos na sexta-feira (27). A Secretaria Municipal da Saúde reforça que há vacina suficiente para todas as pessoas que integram o público-alvo da campanha, e que por isso não é preciso correr para se vacinar.
A campanha de vacinação em Pirassununga integra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que foi antecipada pelo Ministério da Saúde por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19). Apesar da vacina não prevenir contra o novo vírus (Covid-19), o objetivo é proteger a população contra a Influenza e antecipar a vacinação para minimizar o impacto sobre os serviços de Saúde pelo país.
Em 2020 a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no período de 23 de março a 23 de maio.
Devido ao grande fluxo de pessoas, e para evitar aglomerações no decorrer da Campanha de Influenza, a Vigilância Epidemiológica, junto com a Atenção Básica e a Secretaria Municipal de Saúde, informa que neste sábado (28) realiza um Dia ?D? no âmbito Municipal, das 8h às 17h, para idosos e profissionais de saúde. Serão cinco pontos estratégicos no município, incluindo também cinco equipes para vacinação dos acamados e uma equipe que fará a cobertura nos asilos municipais.
Os idosos e profissionais da Saúde podem procurar neste sábado (28) os seguintes pontos estratégicos: CEM (Centro de Especialidades Médicas) e as USFs Redenção; Santa Fé; São Pedro; e São Valentim.
Já em dias úteis, de segunda a sexta-feira, os locais de Vacinação contra a Influenza funcionam de das 7h às 17h.
Locais de Vacinação no Dia ?D? Municipal (28/03):
(sábado, 28/03, das 08h às 17h*)
? USF Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim)
? USF João Balbi (Santa Fé)
? USF Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro)
? USF Aristides Rodrigues (Redenção)
? Centro de Especialidades Médicas (Jardim Carlos Gomes)
Locais de Vacinação contra a Influenza:
(de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h*)
? USF Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim)
? USF João Balbi (Santa Fé)
? USF Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro)
? USF Aristides Rodrigues (Redenção)
? USF Guaraciaba Vanin (Raia)
? USF Jardim Das Laranjeiras
? USF José Marafão (Limoeiro)
? Centro de Especialidades Médicas (Jardim Carlos Gomes)
*OBS: A Vigilância Epidemiológica e Imunização reforça que a atividade da sala de vacina se encerra por completo às 17h, portanto é fundamental que a população procure a sala de vacina com tempo razoável de antecedência a esse horário, a fim de que haja tempo de realizar um atendimento com segurança e qualidade.
Calendário da Campanha de Vacinação contra a Influenza (2020)
Fase / Data de Vacinação |
Público-alvo |
1° fase ? a partir de 23/03/2020 |
idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde |
2° fase ? a partir de 16/04/2020 |
professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais |
3° fase ? a partir de 09/05/2020 |
crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, privados de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativas, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos |