Vacinação contra Gripe terá “Dia D” para idosos no sábado; Estado envia mais doses até sexta

A Campanha de Vacinação contra a Gripe / Influenza (2020) teve início já nesta segunda-feira (23) em sua primeira fase, dedicada exclusivamente a Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu junto ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) XX de Piracicaba cerca de 3.600 doses, já que a grade vem sendo fracionada pela regional. Significativa parte destas vacinas já foi utilizada, e por isso, a Secretaria Municipal da Saúde voltou a contatar o GVE XX de Piracicaba, que informou que enviará mais vacinas já nesta quinta-feira (26). Com esta logística, a Secretaria Municipal da Saúde deve voltar a disponibilizar vacinas em todos os postos na sexta-feira (27). A Secretaria Municipal da Saúde reforça que há vacina suficiente para todas as pessoas que integram o público-alvo da campanha, e que por isso não é preciso correr para se vacinar.

A campanha de vacinação em Pirassununga integra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que foi antecipada pelo Ministério da Saúde por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19). Apesar da vacina não prevenir contra o novo vírus (Covid-19), o objetivo é proteger a população contra a Influenza e antecipar a vacinação para minimizar o impacto sobre os serviços de Saúde pelo país.

Em 2020 a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no período de 23 de março a 23 de maio.

Devido ao grande fluxo de pessoas, e para evitar aglomerações no decorrer da Campanha de Influenza, a Vigilância Epidemiológica, junto com a Atenção Básica e a Secretaria Municipal de Saúde, informa que neste sábado (28) realiza um Dia “D” no âmbito Municipal, das 8h às 17h, para idosos e profissionais de saúde. Serão cinco pontos estratégicos no município, incluindo também cinco equipes para vacinação dos acamados e uma equipe que fará a cobertura nos asilos municipais.

Os idosos e profissionais da Saúde podem procurar neste sábado (28) os seguintes pontos estratégicos: CEM (Centro de Especialidades Médicas) e as USFs Redenção; Santa Fé; São Pedro; e São Valentim.

Já em dias úteis, de segunda a sexta-feira, os locais de Vacinação contra a Influenza funcionam de das 7h às 17h.

Locais de Vacinação no Dia “D” Municipal (28/03):

(sábado, 28/03, das 08h às 17h*)

USF Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim)

USF João Balbi (Santa Fé)

USF Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro)

USF Aristides Rodrigues (Redenção)

Centro de Especialidades Médicas (Jardim Carlos Gomes)

Locais de Vacinação contra a Influenza:

(de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h*)

USF Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim)

USF João Balbi (Santa Fé)

USF Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro)

USF Aristides Rodrigues (Redenção)

USF Guaraciaba Vanin (Raia)

USF Jardim Das Laranjeiras

USF José Marafão (Limoeiro)

Centro de Especialidades Médicas (Jardim Carlos Gomes)

*OBS: A Vigilância Epidemiológica e Imunização reforça que a atividade da sala de vacina se encerra por completo às 17h, portanto é fundamental que a população procure a sala de vacina com tempo razoável de antecedência a esse horário, a fim de que haja tempo de realizar um atendimento com segurança e qualidade.

Calendário da Campanha de Vacinação contra a Influenza (2020)

Fase / Data de Vacinação

1° fase – a partir de 23/03/2020

idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde