COVID-19

Atualização: Coronavírus Covid-19 em Pirassununga em 20-03-2020

Atualização de 20 de março de 2020:

? Casos confirmados: 00

? Casos descartados: 03

? Casos em investigação: 11


 

Atualização de 19 de março de 2020:

? Casos confirmados: 00

? Casos descartados: 03

? Casos em investigação: 10


      

Atualização de 18 de março de 2020:

? Casos confirmados: 00

? Casos descartados: 03

? Casos em investigação: 06


      

NOTA OFICIAL – 18/03/2020:

Considerando os rumores em redes sociais em relação a atendimento de duas pessoas suspeitas de COVID-19 em Unidade de Saúde da Zona Norte, a Prefeitura Municipal de Pirassununga, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa:

O Pronto Atendimento da Vila Pinheiro atendeu no dia 17 de março paciente com quadro clínico de febre, tosse seca, coriza e dispneia, o qual chegou em Pirassununga no dia 14 de março, proveniente do município de São Paulo, com histórico de contato com pessoa assintomática que chegou da Europa. Após identificação da suspeita de COVID-19, a Vigilância Epidemiológica foi notificada e, em virtude do quadro clínico estável, foi adotada conduta de isolamento domiciliar. A coleta de amostra para exame foi realizada no domicílio e o caso segue em acompanhamento pela equipe da Vigilância até confirmação ou descarte. O contato domiciliar deste caso também iniciou com sintomas, será considerado suspeito e submetido a coleta de amostra para exame.

Até a data de hoje o município registrou 9 casos suspeitos de COVID-19, sendo 3 descartados (2 influenza B e 1 outro vírus respiratórios). Os demais casos aguardam resultado de exame para encerramento. Dos 9 casos, apenas 1 necessitou de internação, sem necessidade de cuidados intensivos até o momento.


 

Atualização de 17 de março de 2020:

? Casos confirmados: 00

? Casos descartados: 03

? Casos em investigação: 04


 

Medidas de combate a Covid-19 (coronavírus) previstas em Decreto Municipal:

A administração municipal de Pirassununga adotou diversas medidas especiais no âmbito da Administração Pública direta e indireta, temporárias e emergenciais de saúde pública, para o enfrentamento e prevenção de contágio pelo Covid-19 (Novo Coronavírus), por meio do decreto 7.473/2020

? o decreto municipal criou o Comitê de Gestão de Crise (CGC), que será coordenado pelo prefeito de Pirassununga, Dr. Dimas Urban, e contará com a participação de representantes das Secretarias da Saúde; Governo; Finanças; Segurança Pública; Promoção Social; Administração; Educação; Procuradoria Geral do Município; Obras e Serviços; Direitos Humanos, Cidadania e Justiça.

? o decreto municipal criou o Comitê Técnico (CT), que será coordenado pelo Secretário Municipal da Saúde e contará com a participação de representantes da Vigilância Epidemiológica, das Unidades Básicas da Saúde, do Centro de Especialidades Médicas ? CEM, do SAMU, do PAM, da Vigilância Sanitária, do CAPS e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga.

? o decreto assinado pelo prefeito, Dr. Dimas Urban, leva em conta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, sancionada pelo Presidente da República, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19 (Novo Coronavírus). Também considera as recentes determinações do Ministério da Saúde e das autoridades do Estado de São Paulo referente a medidas preventivas de combate ao COVID-19.

? o decreto faculta a permanência no trabalho aos servidores municipais portadores de doenças respiratórias crônicas ou que reduzam a imunidade, devidamente comprovadas por atestado médico a ser submetido à avaliação da Medicina do Trabalho do Município; maiores de 60 (sessenta) anos, com exceção dos lotados na Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Segurança e Setor de Limpeza Pública; e maiores de 60 (sessenta) anos, lotados na Secretaria Municipal de Educação, a partir de 23 de março de 2020.

? compete a cada Secretário Municipal, Procurador Geral do Município e ao Superintendente do Saep (Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga), de acordo com a especificidade da respectiva pasta, estabelecer critérios para atendimento ao público, com a ciência e concordância do Comitê Gestor de Crise, com a devida publicidade do ato.

? o decreto ainda determina que os Secretários Municipais, Procurador Geral do Município e e o Superintendente do Saep adotarão as providências necessárias em seus respectivos âmbitos visando à suspensão: de eventos públicos, incluída a programação dos equipamentos culturais, sociais e atividades esportivas, como oficinas e cursos, escolas municipais de esporte, Teatro Municipal, Centro de Convenções e atividades voltadas a Melhor Idade, bem como qualquer atividade que possa gerar aglomeração de pessoas; de reuniões e treinamentos internos e externos (exceto aqueles voltados ao desenvolvimento do tema objeto do citado decreto);

? o decreto suspende aulas no âmbito da Secretaria Municipal da Educação a partir da próxima semana, visto que o Município adotará as medidas estipuladas pelo Governo Estadual, estabelecendo-se, no período de 17 a 20 de março de 2020, a adoção gradual dessa medida com orientações para as famílias, sem a imputação de faltas aos alunos da rede pública municipal, com suspensão total a partir do dia 23 de março de 2020. As mesmas providências serão adotadas quanto a suspensão do gozo de férias dos servidores da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Segurança e Setor de Limpeza Pública, por tempo indeterminado.

? no âmbito de outros poderes, órgãos ou entidades autônomas, bem como no setor privado do município, o Município recomenda a suspensão de aulas nas escolas, faculdades particulares e todos e quaisquer estabelecimentos de ensino, adotada gradualmente, no que couber; e suspensão de eventos com público.

? As medidas previstas no Decreto 7.473/2020 poderão ser reavaliadas a qualquer momento. As medidas previstas nele serão adotadas por tempo indeterminado, conforme orientações dos órgãos de saúde da União, Estado e Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.