DemaisDestaque da CidadeSaúde

Vacinação contra a Gripe começa na segunda-feira para idosos e profissionais da Saúde

A Campanha de Vacinação contra a Gripe / Influenza (2020) terá início já na próxima segunda-feira (23) em sua primeira fase, dedicada exclusivamente a Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19). Apesar da vacina não prevenir contra o novo vírus (Covid-19), o objetivo é proteger a população contra a Influenza e antecipar a vacinação para minimizar o impacto sobre os serviços de Saúde pelo país.

Em 2020 a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no período de 23 de março a 23 de maio. O dia 9 de maio foi escolhido como o dia ?D? de mobilização nacional.

Ao longo de toda a campanha serão vacinados diversos grupos. Na 1ª fase (a partir de 23/03/2020) o público são idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde. Na 2ª fase (a partir de 16/04/2020) o público-alvo são professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já na 3ª fase (a partir de 09/05/2020) serão vacinadas crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, privados de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativas, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Os locais de Vacinação contra a Influenza funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aplicarão a vacina as USFs Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim), João Balbi (Santa Fé), Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro), Aristides Rodrigues (Redenção), Guaraciaba Vanin (Raia), Jardim das Laranjeiras, José Marafão (Limoeiro) e o CEM (Centro de Especialidades Médicas), no Jardim Carlos Gomes.

Em virtude ao momento epidemiológico atual, a Vigilância Epidemiológica E Imunização Municipal de Pirassununga informa que as salas de vacinação do Município se organizarão de maneira a prevenir grandes aglomerações. Por isso o setor pede a compreensão da população ante a situação excepcional.

Calendário da Campanha de Vacinação contra a Influenza (2020)

Fase / Data de Vacinação

1° fase ? a partir de 23/03/2020

idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde

2° fase ? a partir de 16/04/2020

3° fase ? a partir de 09/05/2020

Locais de Vacinação contra a Influenza

(de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h*)

? USF Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim)

? USF João Balbi (Santa Fé)

? USF Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro)

? USF Aristides Rodrigues (Redenção)

? USF Guaraciaba Vanin (Raia)

? USF Jardim Das Laranjeiras

? USF José Marafão (Limoeiro)

? Centro de Especialidades Médicas (Jardim Carlos Gomes)

*OBS: A Vigilância Epidemiológica e Imunização reforça que a atividade da sala de vacina se encerra por completo às 17h, portanto é fundamental que a população procure a sala de vacina com tempo razoável de antecedência a esse horário, a fim de que haja tempo de realizar um atendimento com segurança e qualidade.