DemaisDestaque da CidadeSegurança

Segurança Pública traça metas para diminuir número de acidentes de trânsito

A Secretaria de Segurança Pública de Pirassununga está preocupada com o número de acidentes de trânsito que ocorrem no município. Por isso uma série de metas foi traçada com objetivo de diminuir o número de vítimas de colisões.

O mês dedicado ao trânsito (setembro) terminou, mas o trabalho de incentivo de trânsito seguro vai continuar. O secretário de Segurança Pública, Carlos Eduardo Alves de Souza divulgou um breve relato dos próximos passos assumidos pela pasta fazendo uma analogia aos índices de acidente de trânsito e comparando com o apresentado no 83º Fórum Paulista de Secretários de Mobilidade Urbana, ocorrido no dia 4 de agosto de 2022, na cidade de Jundiaí.

O estado de São Paulo tem os seguintes números: a diferença entre frota emplacada e frota flutuante é de 26,78%, ou seja, o giro de veículos no município é maior que os emplacados. Enquanto a população cresceu 2% ao ano, a frota de veículos cresceu 8% ao ano. Mantendo esse crescimento nos próximos 10 anos a perspectiva é de que haja um veículo por pessoa. Hoje a média é de um para cada três pessoas.

Com esse pensamento a Secretaria de Segurança Pública, através do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran traçou algumas metas para reduzir o número de acidente e mortes no trânsito de Pirassununga.

Ações:
1. Obter as estatísticas de acidentes de trânsito – não existia até o mês de agosto nenhum levantamento e mapeamento dos locais de acidente. Hoje a pasta faz esse mapeamento com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde;
2. Redução de velocidade nas vias com maior índice de acidentes;
3. Implantação de sinalização eletrônica;
4. Seminários, palestras e ações educativas;
5. Trabalho conjunto GCM, PM de área e PM Rodoviária;
6. Definição das ações de engenharia de tráfego embasado no nível de severidade dos acidentes – repensar as vias, sinalizações e rotatórias. Um exemplo é o fechamento dos canteiros centrais.

A Secretaria de Segurança informa que já está em processo de estudo para implantação de radares eletrônicos elaborando o memorial descritivo dos serviços a serem prestados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.