Demais 2Destaque da CidadeSaúde

Secretaria de Saúde divulga orientações sobre febre maculosa

A Vigilância Epidemiológica, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, orienta a população, sobre risco da febre maculosa, doença transmitida por carrapatos contaminados com a bactéria Rickettsia rickettsii.

Apesar do município não ter qualquer registro confirmado da doença, é preciso que a população fique atenta, sobretudo em razão do surto no município de Campinas e devido ao grande número de animais e áreas propícias (principalmente na zona rural) para proliferação.

Transmissão
Para que haja a transmissão, os carrapatos devem permanecer fixados à pele do hospedeiro por um período variável entre seis e dez horas, o suficiente para que a bactéria seja reativada na glândula salivar e em seguida espalhada pelo corpo. Os carrapatos, além de vetores, são também reservatórios e amplificadores de R. rickettsii.

O carrapato-estrela, da espécie Amblyomma cajennense, transmissor da doença, pode ser encontrado em animais de grande porte, além de cães, aves domésticas, gambás, coelhos e, especialmente, na capivara. O período de incubação varia de dois a 14 dias após a picada (média de sete dias).

Quando buscar atendimento de emergência
Pessoas que frequentaram nos últimos 15 dias locais que possam ter carrapatos – como pastos, beiras de rio, terrenos com mato, entre outros – e apresentem sintomas de forma repentina, como:

– Febre de moderada a alta
– Dor de cabeça intensa
– Náuseas e vômitos
– Diarreia e dor abdominal
– Dor muscular constante
– Inchaço e lesões parecidas com uma picada de pulga nas palmas das mãos e sola dos pés que não coçam

Além disso, a Vigilância Epidemiológica destaca alguns cuidados importantes:
– Use roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro.
– Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas.
– Evite andar em locais com grama ou vegetação alta;
– Use repelentes de insetos;
– Verifique se você e seus animais de estimação estão com carrapatos;
– Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça.
– Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água.
– Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos insetos.

Importante: A prevenção da febre maculosa é baseada no impedimento do contato com o carrapato.