Cultura e TurismoDemaisDestaque da Cidade

Pirassununga é contemplada com sessões de filmes e oficinas culturais gratuitas

* Atualizada em 11 de março: Em virtude da pandemia de Covid-19 (Coronavírus), este evento foi suspenso por tempo indeterminado! Por isso a estreia, que seria dia 17 de Março, foi suspensa sem previsão.

Pirassununga está entre os municípios paulistas que acaba de ganhar o ‘Pontos MIS’, um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema.

Graças a essa iniciativa, pela primeira vez Pirassununga será beneficiada com o programa que oferecerá, semanalmente, exibições gratuitas de filmes no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli.

O programa também prevê a realização de oficinas práticas e palestras voltadas a todas as faixas etárias, visando a formação de novos públicos para o cinema brasileiro e internacional não comercial. As exibições, oficinas e palestras são gratuitas.

O ‘Pontos MIS’ é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Museu da Imagem e do Som (MIS), em parceria com a Prefeitura de Pirassununga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Estreia será dia 17 com a Mostra Sofia Coppola

A primeira sessão de cinema será no dia 17 de março, às 19h, no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli com o filme: ?O Estranho Que Nós Amamos? (The Beguiled), 2017, EUA, 93 min, 14 anos, dirigido por Sofia Coppola.

O filme não foi escolhido ao acaso. Neste mês das mulheres o Pontos MIS de Pirassununga apresenta a Mostra Sofia Coppola, uma das cineastas mais premiadas do cinema contemporâneo. Ela fez história ao ser uma das cinco mulheres indicadas ao prêmio de melhor direção pelo Oscar em mais de 80 anos da premiação.

Seu universo cinematográfico traz o olhar feminino carregado de sensibilidade e angústia. É a presença da mulher em espaços diversos e geralmente dominados pela presença masculina. Suas personagens transitam entre a leveza e ousadia das tramas de época e a liderança e olhar emponderado e independente da mulher contemporânea. A entrada é gratuita.