Pirassununga esteve presente no 9º Conexidades
PIRASSUNUNGA PARTICIPA PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO DO CONEXIDADES E FORTALECE SUA PRESENÇA ENTRE OS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS DO PAÍS
Município esteve representado por diversas secretarias e apresentou potencial turístico, econômico, cultural e institucional durante o maior encontro municipalista do Brasil
Pirassununga marcou presença, pelo segundo ano consecutivo, no Conexidades, considerado o maior evento de integração entre municípios, iniciativa privada e sociedade civil do país. A 9ª edição foi realizada entre os dias 15 e 19 de junho de 2026, em Campos do Jordão (SP), reunindo cerca de 13 mil participantes, representantes de 485 cidades e delegações de 19 estados brasileiros.
Promovido pela Multiplicidades, em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), o Conexidades consolidou-se como um dos mais importantes fóruns nacionais para discussão de políticas públicas, inovação, desenvolvimento econômico, turismo, educação, saúde, tecnologia, sustentabilidade e gestão pública.
Durante os cinco dias de programação, Pirassununga esteve presente no Pavilhão dos Municípios, espaço que reúne cidades de diversas regiões do país para a apresentação de seus potenciais e características locais. O estande do Município destacou informações turísticas, econômicas e comerciais, além de apresentar instituições de relevância local e elementos representativos da cultura pirassununguense.
A participação no evento faz parte da estratégia da Administração Municipal de ampliar a visibilidade de Pirassununga em ambientes de articulação institucional e prospecção de oportunidades, fortalecendo relações com órgãos públicos, entidades, empresas e organizações que desenvolvem soluções voltadas à gestão municipal.
Para o Secretário Municipal de Turismo, Eduardo Augusto Pretel Lopes, a presença de Pirassununga pelo segundo ano consecutivo demonstra o compromisso da Administração Municipal com a promoção do Município em âmbito estadual e nacional. "A participação de Pirassununga no Conexidades é resultado de um esforço conjunto da Administração Municipal e da Secretaria de Turismo para posicionar nossa cidade entre os grandes municípios do Estado. Estar presente em um evento desta dimensão significa apresentar nossos potenciais, fortalecer relacionamentos institucionais e buscar oportunidades que possam contribuir para o desenvolvimento do Município. Retornar pelo segundo ano consecutivo demonstra a importância que damos a esse trabalho de promoção e representação de Pirassununga", destacou.
Além da Secretaria Municipal de Turismo, pasta responsável pela participação no evento, nosso Município esteve representado pela Chefe de Gabinete, Silvana Forcellini Pedretti; Secretária Municipal de Cultura, Graziela de Cássia Vilella; pelo Secretário Municipal de Educação, Fernando Del Nero; pela Secretária Municipal de Governo, Ana Lídia de Souza Pelais; pela Secretária Municipal de Agricultura, Cristiane de Souza Pires; pela Secretária Municipal de Saúde, Solange Aparecida Martins; pelo Secretário Municipal de Esportes, Daniel Constantino de Oliveira; pelo Administrador Distrital de Cachoeira de Emas, Wagner Carniatto; além do Prefeito Municipal Fernando Lubrechet e da Primeira-Dama Renata Siqueira Scatolin.
A participação de diversas secretarias permitiu que representantes do Município acompanhassem debates técnicos, painéis temáticos, apresentações de projetos e soluções desenvolvidas por órgãos públicos, instituições e empresas especializadas em diferentes áreas da administração pública. Os contatos estabelecidos durante o evento poderão resultar em futuras parcerias, intercâmbio de experiências e iniciativas voltadas ao aprimoramento dos serviços oferecidos à população.
O Prefeito Municipal Fernando Lubrechet destacou a relevância estratégica da participação de Pirassununga em um dos principais encontros municipalistas do país. "O Conexidades coloca Pirassununga na vitrine dos principais municípios do Estado e do Brasil. É uma oportunidade de mostrar nossas potencialidades, conhecer experiências exitosas e estabelecer contatos que podem gerar benefícios concretos para nossa população. A participação integrada das secretarias demonstra o compromisso da Administração Municipal com a busca permanente por conhecimento, inovação e desenvolvimento. Aproveito também para agradecer, em nome da Prefeitura Municipal, todos os servidores que trabalharam incansavelmente em nosso estande durante os dias de evento, representando Pirassununga com dedicação, profissionalismo e orgulho."
Além das atividades técnicas e institucionais, o Conexidades também promoveu ações voltadas ao fortalecimento do protagonismo feminino na gestão pública, por meio do Conexidades Mulher, e ampliou as oportunidades de relacionamento entre municípios e empresas no espaço da Feira de Negócios, consolidando-se como um ambiente estratégico para geração de conexões, troca de experiências e construção de soluções para os desafios das cidades brasileiras.
Fonte e fotos: Comunicação Social.