DemaisDestaque da CidadeEducação

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Projeto “Conhecendo a Amazônia e Vida Marinha”

A Secretaria Municipal de Educação, atende um público de 5,100 alunos em sua Rede de Ensino.

Com uma visão de atendimento transformador para tornar a Educação Pública de Qualidade, tem procurado inserir nos currículos escolares, oportunidades de vivências aos seus alunos; em sua grande parte, crianças cujas famílias não têm condições de oportunizar a seus filhos momentos prazerosos e educativos, de forma lúdica, como visitas a museus, participação em peças teatrais, cinema, passeios educativos entre outras tão importantes para o desenvolvimento integral das crianças no conhecimento do “mundo em que vivem” – privilégios, que poucos possuem.

Durante esse ano de 2023, além dos projetos já realizados em parceria como PROERD, ARTERIS-INTERVIAS, PROFESP, BOMBEIRO NA ESCOLA, CPJ GOTA D?ÁGUA, duas grandes ações foram organizadas para atendimento a esta propositura da Secretaria de Educação: EXCURSÃO À FAZENDA SANTA ÂNGELA na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, com objetivo de levar as crianças a vivenciarem a cultura indígena.

Foi uma imersão pedagógica de maneira vivencial onde as crianças experimentaram a cultura, a história e o conhecimento do povo originário do Brasil: a tribo Pataxó. O ato formativo foi conclusivo e exuberante.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação trouxe as Carretas do Projeto “Conhecendo a Amazônia e Vida Marinha” as quais fazem parte do Projeto de Educação Ambiental que busca ensinar e sensibilizar alunos das redes pública e privada sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, em especial o ecossistema amazônico, vida, mata e rios. Desde a sua inauguração, o projeto já atendeu a mais de 100.000 visitantes, alunos e o público em geral e para atingir tal objetivo, o projeto conta com acervos de animais empalhados, constituindo assim um museu lúdico e itinerante.

Embora as diversidades de fauna e flora disponíveis no projeto para as exposições sejam consideravelmente significativas, nenhum espécime foi morto para esse propósito.

Todos os animais expostos foram vítimas de ações humanas que, direta ou indiretamente causaram sua morte, são animais vítimas de atropelamentos, tráfico de animais, resgate de queimadas, mortes em zoológicos, pesca predatória e resgatados pela polícia ambiental, todos licenciados pelo IBAMA, o que ratifica a necessidade de um projeto de educação ambiental voltado para aqueles que serão o futuro do planeta.

As crianças que até o momento visitaram a exposição e aula de meio ambiente ministrada por técnicos específicos do Projeto demonstraram interesse e admiração pelo que lhes foi apresentado.

Em visita às carretas, o atual Secretário de Meio Ambiente, José Luiz Moura acompanhou o excelentíssimo Prefeito de Pirassununga, Dr. José Carlos Mantovani em visita e se entusiasmou com o que viu, com o interesse e euforia das crianças e a qualidade das informações dadas pelos especialistas atuantes. Tanto é que levou biólogos de outros municípios e servidores de sua Pasta para conhecerem o Projeto. Elogiou a Secretaria de Educação pela iniciativa e, segundo ele, um grande investimento na área de Educação, principalmente na Educação Ambiental.

O Tribunal de Contas em seus apontamentos, questiona o município de um Programa específico de Meio Ambiente, com inclusão de verba orçamentária para o desenvolvimento de ações nessa área.

Muito nos admira que comentários inapropriados sobre essas duas grandes ações ocorreram na própria Rede de Ensino, o que nos leva a crer que essas pessoas não compreenderam a importância desses empreendimentos para as crianças possam ter acesso a oportunidades de vivência para o enriquecimento curricular.

Sempre que possível estaremos empreendendo esforços para ampliar as oportunidades para o enriquecimento curricular de nossos alunos e estamos abertos a críticas, desde que construtivas, para que possamos cada vez mais lutar por uma educação igualitária e de qualidade.

Pirassununga, 30 de junho de 2023

José Ailton Carlos Lima Correia
Secretário Municipal de Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.