Secretaria realiza pesquisa sobre demanda turística

Após a confirmação, há uma semana, sobre a inclusão de Pirassununga no chamado Mapa do Turismo Brasileiro, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo esteve presente num dos maiores eventos aeronáuticos do país, o “Portões Abertos do Domingo Aéreo”, realizado no último domingo – Dia dos Pais (13) – em que reuniu cerca de 55 mil visitantes.

Segundo o secretário municipal Roberto Donizeti Bragagnollo (Cultura e Turismo), este evento seria importante para avaliar a demanda turística da cidade.Foram milhares de vistantes de todos os cantos do país e até alguns países vizinhos. Esta consulta nos norteará na elaboração do Plano Regional de Turismo junto à (Região Turística) ‘Histórias e Vales’, ponderou.

Uma equipe formada pelo próprio secretário municipal e os servidores Eliane Andréia Boschim, Francisco Antônio Furlan e Rosângela Rosário fez várias entrevistas com turistas de diversas cidades e de outros estados, muitos deles vindos a Pirassununga pela primeira vez.

Além de citar suas cidades de origem, os visitantes também informaram sobre suas profissões, grau de instrução, renda familiar, o transporte que utilizaram para aqui chegar, tempo de permanência no município, onde estavam hospedados, previsão de gastos, entre outras demandas.

A pesquisa realizada neste domingo (13), na Academia da Força Aérea, será incorporada aos dados coletados em Cachoeira de Emas, no Terminal Rodoviário, junto à rede hoteleira, restaurantes e eventos promovidos no município.

Desde abril passado, por meio do Programa Regionalização e Desenvolvimento do Turismo, o SENAC da Regional de São Carlos sob a coordenação do mediador e agente de desenvolvimento em projeto de Regionalização de Turismo, Eduardo Henrique Ferin da Cunha várias oficinas estão sendo realizadas com os participantes da Governança da Região Turística ‘Histórias e Vales’, auxiliando-os na construção do Plano Regional de Turismo.

Os workshops têm sido importantes na elaboração do inventário turístico, avaliação e hierarquização dos atrativos turísticos, segmentação turística e identificação de potenciais circuitos ou rotas, análise de infraestrutura e serviços de apoio ao turismo, equipamentos e serviços no turismo, elaboração de roteiros turísticos e calendário de eventos, entre outros aspectos.

‘Histórias e Vales’ A Região Turística ‘Histórias e Vales’ é formada pelos municípios de Pirassununga, Descalvado, Leme, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Tambaú.