Cultura e TurismoDestaque da CidadeDestaque1

Programação religiosa e shows abrem 24ª Semana Nenete

Na quinta-feira, a tão esperada Semana Nenete de Música Caipira ? 24ª edição ? foi aberta nos quase 700 metros do Centro Cultural de Eventos ?Dona Belila?. Com ?reza? a tradição, a abertura teve a Procissão de Acolhida de Nossa Senhora Aparecida, que percorreu quase toda a extensão do complexo, ao londo da avenida Juca Costa e também do prolongamento da rua Duque de Caixas, até o palco ?Guaraciaba Vanin?, junto ao Armazém Cultural ?Dito Micuim?.

O prefeito Ademir Lindo e a primeira-dama Liliane Pavão Alves Lindo acompanharam a comunidade e, assim que a procissão chegou ao altar provisório, o prefeito fez a abertura oficial da festa. Após a procissão foi realizada a ?Reza do Terço?, outra tradição da cultura caipira, seguida da Dança de São Gonçalo, com o Coral Louvor Sertanejo.

Finalizada a programação religiosa deste primeiro dia, foi iniciada a programação cultural, com a presença do Palhaço Jeca (com o ator Reinaldo Facchini) por todo o recinto, contação de histórias e causos, e a apresentação dos números de danças típicas do Grupo Parafolclórico, tudo concentrado no palco ?Guaraciaba Vanin?, no Armazém Cultural ?Dito Mincuim?.

A última atração do palco central foi com o jovem e promissor cantor de Santa Rita do Passa Quatro, Marcos Lamas, que cantou grandes sucessos sertanejos e até músicas do homenageado, Waldemar De Franceschi ? o Nenete.

Além de 27 opções de barracas da rica gastronomia caipira, os visitantes também puderam conhecer a Feira de Artesanato ? na gare da antiga estação ferroviária ? e expositores, concentrados no Armazém Cultural ?Dito Micuim?, com o melhor da terra: cachaça, mel, produtos da fazenda, turismo, entre outros.

? Musicais ? Além das atrações simultâneas, os musicais tomaram conta no palco ?Zé da Sanfona?: a primeira dupla foi Ronaldo Viola Filho & João Carvalho. Esta dupla interpretou sucessos como ?Paixão Goiana?, ?Carro de Boi? e ?Dama da Noite?. O público pediu a Ronaldo e João atenderam: executaram sucessos mais recentes, como ?Prisioneiro? e ?Baile da Cidade?.

Para fechar a primeira noite, Sérgio Reis – cantor, compositor sertanejo, além de ator ? também resgatou algumas das mais tradicionais músicas caipiras e sertanejas. O cantor, nesta Semana Nenete, relembrou sucesso da ?Jovem Guarda? na década de 60, com seu grande sucesso na época, ?Coração de Papel?; as ?sertanejas? também foram entoadas pelo grande público: ?Menino da Porteira?, “Panela Velha”, “Filho Adotivo”, ?Rio de Piracicaba? e “Pinga ni Mim”, entre outras canções.

Segundo apuração feita pelo setor de segurança da festa, que também monitorou as catracas com o registro de visitantes, os shows tiveram 6.603 presentes e no total deste dia, foram 10.464 pessoas que visitaram a 24ª Semana Nenete.