Programação religiosa e shows abrem 24ª Semana Nenete

Na quinta-feira, a tão esperada Semana Nenete de Música Caipira – 24ª edição – foi aberta nos quase 700 metros do Centro Cultural de Eventos “Dona Belila”. Com “reza” a tradição, a abertura teve a Procissão de Acolhida de Nossa Senhora Aparecida, que percorreu quase toda a extensão do complexo, ao londo da avenida Juca Costa e também do prolongamento da rua Duque de Caixas, até o palco “Guaraciaba Vanin”, junto ao Armazém Cultural “Dito Micuim”.

O prefeito Ademir Lindo e a primeira-dama Liliane Pavão Alves Lindo acompanharam a comunidade e, assim que a procissão chegou ao altar provisório, o prefeito fez a abertura oficial da festa. Após a procissão foi realizada a “Reza do Terço”, outra tradição da cultura caipira, seguida da Dança de São Gonçalo, com o Coral Louvor Sertanejo.

Finalizada a programação religiosa deste primeiro dia, foi iniciada a programação cultural, com a presença do Palhaço Jeca (com o ator Reinaldo Facchini) por todo o recinto, contação de histórias e causos, e a apresentação dos números de danças típicas do Grupo Parafolclórico, tudo concentrado no palco “Guaraciaba Vanin”, no Armazém Cultural “Dito Mincuim”.

A última atração do palco central foi com o jovem e promissor cantor de Santa Rita do Passa Quatro, Marcos Lamas, que cantou grandes sucessos sertanejos e até músicas do homenageado, Waldemar De Franceschi – o Nenete.

Além de 27 opções de barracas da rica gastronomia caipira, os visitantes também puderam conhecer a Feira de Artesanato – na gare da antiga estação ferroviária – e expositores, concentrados no Armazém Cultural “Dito Micuim”, com o melhor da terra: cachaça, mel, produtos da fazenda, turismo, entre outros.

Musicais – Além das atrações simultâneas, os musicais tomaram conta no palco “Zé da Sanfona”: a primeira dupla foi Ronaldo Viola Filho & João Carvalho. Esta dupla interpretou sucessos como “Paixão Goiana”, “Carro de Boi” e “Dama da Noite”. O público pediu a Ronaldo e João atenderam: executaram sucessos mais recentes, como “Prisioneiro” e “Baile da Cidade”.

Para fechar a primeira noite, Sérgio Reis – cantor, compositor sertanejo, além de ator – também resgatou algumas das mais tradicionais músicas caipiras e sertanejas. O cantor, nesta Semana Nenete, relembrou sucesso da Jovem Guardana década de 60, com seu grande sucesso na época,Coração de Papel; as “sertanejas” também foram entoadas pelo grande público: “Menino da Porteira, “Panela Velha”, “Filho Adotivo”, “Rio de Piracicaba” e “Pinga ni Mim”, entre outras canções.

Segundo apuração feita pelo setor de segurança da festa, que também monitorou as catracas com o registro de visitantes, os shows tiveram 6.603 presentes e no total deste dia, foram 10.464 pessoas que visitaram a 24ª Semana Nenete.