Vacinação contra influenza

Vacinação contra influenza

Vacinação contra influenza

ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

 

A vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

Em 2025, a vacina contra influenza passa a fazer parte do calendário de vacinação de rotina da criança de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestante e idosos a partir de 60 anos.

Além disso, a vacinação ocorrerá como estratégia especial para grupos prioritários, a saber: puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.

A vacina estará disponível a partir do dia 03/04, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h 30min nos seguintes locais:

 

- Unidade Materno Infantil
- USF Raia;
- USF Redenção;
- USF São Pedro;
- USF Vila Braz;
- USF Santa Fé;
- USF São Valentim; e
- USF Laranjeiras.

 

É indispensável a apresentação de CPF ou Cartão Nacional de Saúde, bem como comprovante de pertencimento a um dos grupos do público alvo. Para as crianças é necessário apresentar a caderneta de vacinação.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde.