Pirassununga adere ao Programa Bairro Paulista

Pirassununga adere ao Programa Bairro Paulista

PIRASSUNUNGA ADERE AO PROGRAMA BAIRRO PAULISTA

Município passa a integrar iniciativa estadual voltada à sustentabilidade urbana; comitiva também cumpriu agenda na FIESP

O Prefeito de Pirassununga, Fernando Lubrechet, e o Secretário Municipal de Comércio e Indústria, Luiz Carlos Martins, estiveram nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (SDUH) do Governo do Estado de São Paulo, na capital paulista.

Na ocasião, foi assinado o termo de adesão do Município ao Programa Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, iniciativa desenvolvida pela SDUH em parceria com a CDHU, além do cronograma de entregas dos convênios firmados.

O Bairro Paulista tem como objetivo transformar cidades paulistas em espaços mais sustentáveis, resilientes e inteligentes. Pela modalidade Cidades Sustentáveis, o Estado estimulará intervenções por meio de um Caderno de Tipologias Urbanas Modulares, que orientará a implementação de Infraestruturas Verdes, soluções de bioengenharia e Soluções Baseadas na Natureza, priorizando melhorias na drenagem urbana, redução da impermeabilização do solo, mobilidade, segurança viária e qualificação dos espaços públicos.

O Estado será responsável pela elaboração dos projetos e pela transferência de recursos para execução das obras. As intervenções estarão organizadas em oito eixos: manejo de águas pluviais, pavimentação, mobilidade, manejo de sistemas hídricos, áreas verdes multifuncionais, equipamentos urbanos, iluminação e sinalização.

Entre os benefícios previstos estão economia de energia com iluminação em LED, redução de emissões de carbono, diminuição de áreas alagáveis com pisos drenantes, despoluição de corpos d’água por bioestimulação, implantação de ciclovias, arborização urbana, parques lineares, equipamentos de lazer, mobiliário urbano e soluções de acessibilidade universal.

Para o Prefeito Fernando Lubrechet, a agenda em São Paulo foi estratégica para o Município. “Foi uma agenda extremamente positiva. Estamos buscando soluções modernas, sustentáveis e estruturantes para Pirassununga. A adesão ao Bairro Paulista abre portas para investimentos importantes em planejamento urbano e qualidade de vida, com apoio técnico do Estado”, afirmou.

Agenda na FIESP

Ainda na capital, a comitiva pirassununguense esteve na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), onde foi recebida pelo presidente Paulo Antônio Skaf. Durante o encontro, foram discutidos temas como consultoria para análise da Microrregião e da Região Metropolitana de Piracicaba, ampliação de cursos de capacitação profissional e consolidação de parcerias institucionais.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comércio e Indústria.