Dia do Idoso

PIRASSUNUNGA CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DO IDOSO
Reflexão sobre memória, direitos e protagonismo são pautas em ação nesta área no nosso Município
Hoje, 1º de outubro, se celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída pela ONU em 1990, com o objetivo de promover a visibilidade dos idosos e estimular ações que garantam sua dignidade e participação social. Nosso Município conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que militam de modo incessante nesta causa.
A riqueza de saberes, história e vivências acumuladas ao longo da vida são elementos que não podem e não devem ser apagados pelo esquecimento social. No comando da gestão para o biênio 2025/2026, o CMDPI é presidido por Aline Renata M. Louzada, tendo como vice-presidente Maria de Fátima de Araújo, e uma diretoria que reúne nomes comprometidos com a causa da pessoa idosa em nossa cidade.
Além da simbologia, a data exige que sejam reforçadas políticas municipais efetivas: programas de saúde preventiva, inclusão social, redes de acolhimento, iniciativas culturais, acessibilidade e atenção aos direitos legais previstos no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003).
Em Pirassununga, busca-se que este momento não se restrinja a homenagens passageiras, mas inspire engajamento efetivo para fortalecer políticas públicas intersetoriais que estimulem o envelhecimento ativo, o protagonismo e o respeito às pessoas com mais de 60 anos.
“Quando morre um idoso, é como se incendiasse uma biblioteca.”
Mario Cortella
Fonte: Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.