ComunicadoDemais 2Destaque da CidadeSaúde

A Prefeitura de Pirassununga, por meio da Vigilância Epidemiológica esclarece:

A Prefeitura de Pirassununga, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que não administrou nenhuma dose de vacina contra COVID-19 com prazo de validade expirado.

Está circulando na mídia uma matéria na qual afirma-se que milhares de brasileiros tomaram vacina vencida contra COVID-19, onde é possível pesquisar por município quantas doses vencidas foram aplicadas, os respectivos lotes e os locais de aplicação.

Em relação à Pirassununga, a matéria informa que foram feitas 03 aplicações após vencimento sendo: 01 do lote CTMAV501 (vencimento: 30/04/2021) e 02 do lote 4120Z005 (vencimento: 14/04).

A Vigilância Epidemiológica esclarece que esses três apontamentos tratam-se de erros de digitação, os quais já foram corrigidos no sistema de informação VACIVIDA.

O município não recebeu nenhum imunobiológico do lote CTMAV501. Em relação ao lote 4120Z005, o município recebeu 740 doses em frascos multidoses (10 doses) na data de 27/01/2021, as quais foram utilizadas em sua totalidade nos dias 30/01/2021 para imunização dos idosos em Instituição de longa permanência e seus funcionários, 04/02/2021 em trabalhadores de saúde da linha de frente e no dia 06/02/2021 em ação realizada no Centro de Especialidades Médicas para imunizar demais trabalhadores da saúde. Ou seja, todas as doses foram utilizadas antes do prazo de vencimento que seria em 14/04/2021.

Cabe esclarecer que a Vigilância Epidemiológica, juntamente com as salas de vacina, trabalham com controle rigoroso de estoque em relação à validade dos imunobiológicos tanto em relação ao frasco fechado, quanto em relação a validade após abertura.

Vigilância Epidemiológica e Imunização