Demais 2Destaque da CidadeSegurança

Formandos concluem 6ª Etapa do Concurso da Guarda Civil Municipal de Pirassununga

Na manhã do último sábado aconteceu a solenidade de formatura dos candidatos que concluíram a 6ª Etapa do Concurso da Guarda Civil Municipal de Pirassununga.

O grupamento dos formandos é composto por 25 alunos:
Amanda Camilo Machado
Tifany Beatriz Berretta
Ubirajara Gusmão Sobrinho
Wislander Alves Albino

Na cerimônia também foram premiados os alunos que se destacaram durante o curso por:
– pelo destaque em Mérito intelectual: aluna Amanda, aluno Barreto, aluno Murilo e aluno Caio
– pelo destaque em Mérito de Armamento e tiro: aluno Esteves
– pelo destaque em Mérito acadêmico: aluno Mattos e aluna Gomes

História

A Guarda Civil Municipal de Pirassununga, que foi criada no dia 23 de fevereiro de 1988, através da Lei nº 1849. Desde sua criação, no final dos anos 80, a comunidade pirassununguense contabiliza as milhares de ações já realizadas e a importância deste destacamento para a segurança do povo curimbatá.

Nos primeiros anos, a GCM tinha a função de segurança do patrimônio público municipal, e a partir de 2014, esse escopo foi ampliado pela Lei Federal nº 13.022, atribuindo à GCM o ?poder de polícia?, além de fiscalização do trânsito, de posturas e meio ambiente. Assim, no ano de 2015 foi criado o plano de carreira para a GCM, que passou a vigorar a partir de setembro de 2017. A corporação conta hoje com equipes específicas como ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), ROMO (Rondas Motorizadas), GPAR (Grupo de Patrulhamento Ambiental Rural), GOC (Grupo Operacional com Cães), além do patrulhamento preventivo.

Atualmente, a GCM compõe a Secretaria Municipal de Segurança Pública, sob coordenação do Secretário municipal Sr. Carlos Eduardo Alves de Souza, que faz parte do quadro da GCM e ocupa o cargo de Inspetor.

O comando da Guarda Civil Municipal é exercido pelo GCM Sub Inspetor Edson Aparecido Almeida, com auxílio do subcomandante, o GCM 2ª classe Orestes André Sanches.

O contou com a presença das seguintes autoridades:
– Prefeito Cícero Justino da Silva
– Major Rafael Coutinho Stauffer ? representando o Brig. Do Ar Marcello Lobão Schiavo ? Comandante da Academia da Força Aérea
– Cap. Carioca ? representando o Comandante do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec) Tenente Coronel Rodrigo Carlos de Medeiros
– Sargento PM Pescara ? representando a Comandante da 3ª. Cia. De Polícia Militar de Pirassununga Cap. Marina Biscaino
– Vereador Vitor Naressi Neto, presidente da Câmara Municipal de Pirassununga
– Vereadora Sandra Valéria Vadalá Muller