Demais 2Destaque da CidadeSaúde

Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada até o final de junho

O município de Pirassununga, em consonância com o Governo de São Paulo prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite até o dia 28 de junho.

O público-alvo são as crianças de 1 a 4 anos. Já as menores de 1 ano, será avaliada a situação vacinal, iniciando ou completando a caderneta de acordo com a idade.

Para facilitar o acesso para os pais/responsáveis que ainda não levaram as crianças até a unidade de saúde durante a campanha, será oferecido um novo dia D de mobilização municipal no próximo sábado, 22/06, das 08:00h às 13:00h nas seguintes unidades de saúde:

• UMI
  • USF Redenção
  • USF São Pedro
  • USF Santa Fé
  • USF São Valentim

De segunda a sexta feira a campanha ocorrerá nas 08 salas de vacinação de rotina:

• UMI
  • USF Raia
  • USF Redenção
  • USF São Pedro
  • USF Vila Braz
  • USF Santa Fé
  • USF São Valentim
  • USF Laranjeiras

É indispensável a apresentação da caderneta de vacina da criança, bem como CPF ou Cartão SUS.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

Foram aplicadas, no município, 1137 doses até o dia 17 de junho, o que representa apenas 34,71% da população alvo. Com a prorrogação da campanha, o objetivo é que a cobertura vacinal seja ampliada para que a meta de 90% de cobertura vacinal seja alcançada.