DemaisDestaque da CidadeDireitos HumanosEducação

Maio Laranja: Pirassununga combatendo o Abuso e Exploração Sexual Infantil

Por vários anos o Município de Pirassununga no conjunto dos equipamentos públicos e privados que atuam na garantia do direito da criança e do adolescente, se unem em favor desta causa. Neste ano de 2024 a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Justiça reuniu secretarias e organizações da sociedade civil, para juntos fazermos uma ação integrada no sentindo de conscientização dos adultos e proteção da infância.

Neste dia, em 1973, Araceli, uma menina de 8 anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, em Vitória (ES). Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso e a forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia oficial para que a população brasileira se una e se manifeste contra a violência sexual.

A Secretaria Municipal de Educação trabalhou de acordo com seu portfólio de ações, no sentido preventivo ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes junto as crianças da rede de ensino municipal. Para os professores, coordenadores e diretores das unidades escolares, com apoio de profissionais da rede socioassistencial, promoveu palestras e o cine debate sobre a temática.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por seus equipamentos CRAS e CREAS que atuam diretamente com as crianças, adolescentes vítimas de violência e suas famílias, também estão contribuído fortemente através de seus técnicos e secretário em apoio e desenvolvimento das ações, que estão ocorrendo ao longo de todo o mês de MAIO.

Juntos pela causa os projetos sociais AMMA, ASA2, IVR infantil e Lar André Luiz estão desenvolvendo um trabalho com o público atendido, para que cada vez mais as nossas crianças consigam se proteger de possíveis agressores e possam compreender sobre como proteger seus corpos, entendendo que toques indesejados e inapropriados são errados, fortalecendo seu direito de dizer “não”.

O Conselho Tutelar e os Membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, integram a participação e estarão nas rádios da cidade, conversando com a população sobre a importância das ações, explicando o que é o Abuso e a Exploração Sexual Infantil e como agir em casos de denúncias.

E no dia de 18 de Maio, toda esta equipe estará reunida na Praça Central ?Conselheiro Antônio Prado?, das 9h às 12h para combater o abuso e a exploração sexual infantil.

Haverá recreadores, tendas explicativas e com contação de história, apresentações, oficina de grafite, pipoca, algodão-doce e outras atrações para acolher e ensinar nossas crianças sobre a importância deste dia, dos cuidados com o corpo e também haverá uma grande conscientização para os adultos.

NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM DE PROTEÇÃO E OS ADULTOS DE CONSCIENTIZAÇÃO.

Venha para Praça no dia 18 de Maio, FAÇA BONITO, em favor da proteção.