Demais 2Destaque da CidadeMeio Ambiente

Palestra sobre Coleta Seletiva sensibiliza crianças do CEDUC em Pirassununga

Como parte do Projeto Cultural do Bimestre, as crianças do Centro Educacional Cristão (CEDUC) tiveram a oportunidade de se envolverem em uma experiência educativa enriquecedora, com a realização de palestras sobre a Coleta Seletiva durante os períodos da manhã e da tarde do último dia 12 de setembro. A atividade contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente, José Luiz T. de Moura e da Dra. Bruna Nayara C. Silva, Engenheira Ambiental da Prefeitura.

O principal objetivo dessa iniciativa, foi conscientizar as crianças sobre a importância da coleta seletiva, estimulando práticas sustentáveis desde cedo. Durante o evento, o secretário do Meio Ambiente compartilhou curiosidades e informações sobre formas sustentáveis de lidarmos com o lixo e com os materiais recicláveis.

As crianças puderam aprender sobre a diferença entre os resíduos comuns e os resíduos recicláveis, a importância da separação correta dos resíduos, a identificação das cores especiais das lixeiras, os benefícios ambientais da reciclagem e como podem contribuir para a preservação do meio ambiente em seu dia a dia.

Os alunos também tiveram a oportunidade de interagir, fazer perguntas e demonstrar seu entusiasmo em relação ao tema. Além disso, diversos exemplos práticos, como embalagens Tetra Pak, caixa de papelão, garrafas PET, tampinhas, frascos de produtos de limpeza, potes de vidro, entre outros, foram apresentados às crianças como ilustrações dos materiais que elas podem reciclar em suas residências.

As crianças foram incentivadas a separar resíduos recicláveis em casa e trazê-los para a escola, onde participarão ativamente da atividade de coleta seletiva e reciclagem na escola, como forma de aplicação do Princípio de Mordomia. Em etapas subsequentes, o caminhão da Coleta Seletiva visitará a escola para que as crianças possam entregar os materiais coletados.

A realização dessa palestra e da atividade de reciclagem reflete o comprometimento de Pirassununga com a educação ambiental e a formação de cidadãos conscientes, prontos para desempenhar um papel ativo na preservação do meio ambiente.