Demais 2Destaque da CidadeDireitos Humanos

Eleição para o Conselho Tutelar será dia 1º de outubro. Candidatos já estão registrados

Nesta quinta-feira (24), no Paço Municipal, deu-se o Registro de Candidatura dos Candidatos ao Conselho Tutelar e abertura da Campanha Eleitoral.

No dia 1º de outubro e 2023, a população de Pirassununga irá às urnas para votar e escolher os 5 conselheiros tutelares que atuarão nos anos de 2024 a 2028 na garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, além de 5 suplentes.

O Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pirassununga (CMDCA/Pirassununga), com o apoio da Secretaria Municipal do Direitos Humanos, Cidadania e Justiça (SMDHCJ- Pirassununga).

A organização desse processo conta ainda com a cooperação técnica, operacional, patrimonial e de pessoal de outras secretarias, como Comunicação; Assistência e Desenvolvimento Social; Educação; Segurança Pública; Procuradoria; Governo e Administração.

Outra parceria fundamental é com o 96º Cartório Eleitoral, que cederá, pela primeira vez, urnas eletrônicas para os cidadãos votarem. Foram muitas articulações e um longo caminho até chegar à fase de votação. Para garantir candidatos qualificados na disputa, o processo seletivo incluiu a aplicação de uma prova objetiva para avaliar os conhecimentos dos inscritos, entre outros critérios.

Quem passou por todas essas etapas e conseguiu registrar a candidatura está liberado para fazer campanha eleitoral a partir desta quinta-feira (24), mas de acordo com as regras definidas. Este é o momento para os cidadãos buscarem informações sobre os candidatos de nossa cidade, e assim possam fazer uma escolha consciente no dia da eleição.

Apesar do voto ser facultativo, a ampla participação da população é fundamental para garantir maior legitimidade de atuação dos conselheiros eleitos.

Participe! Ajude a escolher os membros dos conselhos da sua cidade! A proteção da criança e do adolescente é um dever de todos.

São candidatos aptos:
Aline Taís Alves