DemaisSaúde

Controle de Vetores alerta para alto índice larvário de dengue, 8 vezes maior que o aceitável

A Prefeitura Municipal de Pirassununga informa que além de dezenas de casos de dengue já registrados na cidade, o índice de densidade larvário, ou seja, a quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, está oito vezes maior que o ideal. Segundo o Setor de Controle de Vetores o Município está em alerta em função do aumento do número de casos e do índice de densidade larvário ter chegado a 8,3 no último levantamento. Isso significa que a cada 100 casas vistoriadas em 8 casas foram encontradas larvas do mosquito.

As autoridades de Saúde retratam a gravidade da situação, a circulação de novo sorotipo e a falta de conscientização de grande parte da população.

A municipalidade tem realizado diversos mutirões tentando conter o aumento do número de casos e pede o empenho e a participação de todos nesta luta.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Pirassununga a situação epidemiológica da dengue tem se agravado em todo o Brasil, que já registra 94 mil casos da doença e 14 óbitos. Outras arboviroses também têm sido registradas, como 3.439 casos de chikungunya e 242 casos de zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes.

?É muito importante que toda a população esteja alerta quanto aos sintomas da doença como febre e mal estar geral, e da necessidade de procurar uma unidade de saúde mais próxima para receber atendimento?, reforça a pasta.

A Prefeitura Municipal de Pirassununga alerta a toda a população (independente da região onde resida) para a necessidade de acabar com os criadouros do mosquito transmissor destas doenças. Com atitudes simples de acabar com a água parada de vasos, limpeza dos quintais, garrafas e pneus guardados em locais cobertos, a situação ficará sob controle, reforça a Vigilância Epidemiológica.