Vigilância realiza novo mutirão na zona norte

Anunciado na semana passada, a Vigilância Epidemiológica e o Setor de Limpeza Pública voltam a somar esforços ? juntamente com o SAEP e a AFA -, nesta semana, para a realização de um grande mutirão em todas as comunidades que formam a região norte da cidade.

Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, este ?mutirão da limpeza? na zona norte, até esta sexta-feira (17), os moradores devem descartar todos os cacarecos que servem potencialmente como criadouros da lava do mosquito, especialmente objetos que retém água (vasos, pneus, potes, entre outros) e que, portanto, não serão recolhidos podas de árvores e entulhos.

Pela agenda definida, na segunda-feira (13), as equipes fizeram a limpeza nos Jardins Elite e São Valentim; terça (14) foi a vez do Jardim Redentor e Vila Esperança; quarta (15), recolhimento de cacarecos nos Jardins São Lucas e das Laranjeiras; na quinta (16), a agenda seria cumprida nos Jardins Rio Verde e Treviso; e finalmente, na sexta-feira (17), encerramento do mutirão nos Jardins Ferrari I e II, e Clayton Malaman, sempre com auxílio de equipes do Serviço de Água e Esgoto (SAEP) e da Academia da Força Aérea (AFA).

O recolhimento se inicia a partir das 7 horas da manhã e segue uma programação em vários pontos dos bairros que compõem a zona norte. Uma das coordenadoras desta iniciativa, Edilene Furlan ? da Vigilância Epidemiológica ? os caminhões da Prefeitura Municipal vão cumprir com rigor a programação já definida. Informações sobre esta iniciativa pelo telefone (19) 3561-6292.

No mês de janeiro passado foram realizados dois mutirões bem-sucedidos na região da Vila Santa Fé e bairros adjacentes e, em seguida, na Vila São Pedro Jardim Millenium e bairros que compõem aquela região e, naquela oportunidade, foram retirados algumas toneladas de cacarecos. O mutirão tem como objetivo central a retirada de cacarecos, para coibir a proliferação do mosquito aedes aegypti, principal causador das doenças, dengue, chikungunya, zika e, mais recentemente, febre amarela.

• Regional ? Neste sábado (18), pela manhã e à tarde, esta força-tarefa da Vigilância Epidemiológica, Setor de Limpeza, SAEP e AFA continuam unidas na participação do 2º Mutirão Regional organizado pelas Emissoras Pioneiras de Televisão (EPTV/Globo), regional de São Carlos.

Os bairros que serão visitados pelas equipes são todos pertencentes à região leste da cidade, que engloba os Jardins Ferrarezi, São Martinho e Primavera; e as Vilas Real, Beck, Santa Terezinha, São Guido e Rina. E a orientação permanece a mesma: o morador deve colocar nas calçadas os recipientes que possam servir de criadouro do mosquito aedes aegypti.