DemaisDestaque da CidadeSaúde

Vacinação contra gripe é liberada para toda população acima de 6 meses

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, liberou vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses de idade.

A recomendação começa a valer a partir desta segunda-feira (15). Até então, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha deste ano começou em 10 de abril em todo o país e foi direcionada, em um primeiro momento, para grupos prioritários como idosos, gestantes, crianças e profissionais da saúde. Agora, o Ministério da Saúde ampliou a campanha para maiores de 6 meses.

O que é a influenza?
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h nos seguintes locais:
– Unidade Materno Infantil
– USF Raia