Saúde

Vacinação contra febre amarela começa em fevereiro, para 53 cidades no Estado

O aumento de casos de febre amarela em algumas regiões do Estado de São Paulo, alertou a Secretaria de Estado de Saúde a iniciar uma campanha preventiva, já para o próximo mês de fevereiro. O alerta serve para 53 cidades, a grande maioria concentrada nas regiões Metropolitana e Leste do Estado, que registraram aumento de casos e cerca de 12 óbitos num período de um pouco mais de 40 dias, entre os meses de dezembro de 2017 e este mês de janeiro.

Os casos mais recentes concentram-se na Capital/SP, em Guarulhos e Mairiporã, cidades que compõem a Região Metropolitana. Por este motivo, o governo estadual selecionou 53 cidades que estão nas áreas de contaminação ou de risco e, entre os mais de 40 Grupos de Vigilância Epidemiológica em todo o Estado (GVE), cinco destes ? com base em Santo André (VII), Santos (XXV), São José dos Campos (XXVII), Caraguatatuba (XXVIII) e Taubaté (XXXIII) -, num total de 6,3 milhões de habitantes de 53 municípios, devem receber doses da vacina fracionada.

Diante desta situação, as demais GVEs, inclusive Piracicaba ? que inclui Pirassununga ? continuam seguindo as mesmas orientações anteriores divulgados recentemente pelo governo estadual: vacinar os que se deslocam para região onde houver indicação e, para os residentes e pessoas que trabalham na zona rural, a Vigilância Epidemiológica de Pirassununga, deve-se utilizar a dose inteira, ou o equivalente a 0,5 ml.

Instituída a Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Amarela, entre os dias 3 e 24 do próximo mês de fevereiro, a Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) confirmou que estão envolvidas 53 cidades, que neste momento, não tem epizootia (locais com surto da doença) e que, portanto, torna-se uma vacinação preventiva.

Destes 53 municípios engajados, 13 serão vacinados de modo parcial (corredores ecológicos) e os outros 40, acontecem na totalidade, com uso de doses fracionadas ( exceto em algumas situações específicas: crianças entre 9 e 2 anos de idade; condições clínicas especiais; e o viajante internacional que necessite de Certificado Internacional ). Segundo a Vigilância de Pirassununga, a identificação destes municípios seguem os critérios epidemiológicos para definir esta imunização.

Por este motivo, não há previsão de se realizar uma Campanha de Vacinação contra a febre amarela em Pirassununga, pois a regional (GVE-XX) não apresenta os critérios epidemiológicos para propor esta ação (sem registros de casos em humanos e nem morte suspeita de macacos).

Informações gerais sobre estas doenças podem ser obtidas na sede do Centro de Especialidades Médicas (CEM) ? no Jardim Carlos Gomes – ou pelo telefone (19) 3563-5050, com ramais ( 3563-5051 até o 3563-5069 ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.