COVID-19Destaque da CidadeSaúde

Unidade Sentinela de Covid-19 tem aumento de demanda; suspeitos devem se manter isolados

A Prefeitura de Pirassununga tem adotado todos os cuidados no combate à pandemia do novo coronavírus, mas nos últimos dias a demanda na Unidade Sentinela do Covid-19 aumentou significativamente.

O prefeito de Pirassununga, Dimas Urban, acompanhado do secretário da Saúde, Edgar Saggioratto, esteve na Unidade Sentinela nesta terça-feira (30) e anunciou mudanças no regime de trabalho no combate à pandemia. Uma das medidas citadas é que o infectologista Paolo Andreotti estará a cargo de coordenar os trabalhos da Unidade Sentinela.

O prefeito reforçou que há aumento de procura expressivo pela Unidade Sentinela e explicou que há necessidade de se adotar medidas rapidamente.

Uma delas diz respeito ao isolamento. O Chefe do Executivo pediu para que qualquer pessoa com suspeita, mesmo sem resultado do exame em mãos, fique isolada sob todas as hipóteses. A medida é a única maneira encontrada para controlar o aumento do surto.

Ainda assim serão acionadas Unidades de Saúde da Família para que Agentes de Saúde façam a fiscalização em pessoas que estão em isolamento. A medida foi confirmada pelo Secretário da Saúde, pontuando que todos confirmados que comparecem à Unidade Sentinela assinam termo de responsabilidade se comprometendo a permanecer em isolamento social.

Porém, além desse trabalho, a população precisa contribuir, especialmente os que estão em isolamento, não saindo de casa, já que como se sabe, o isolamento é uma das maneiras efetivas de controle da disseminação da Covid-19.

O infectologista Paolo Andreotti, a frente dos trabalhos da Unidade Sentinela, relembrou como o isolamento é essencial para quem também teve contato com pessoas com Covid-19. ?Importante frisar que temos que isolar tanto o doente quanto as pessoas que moram com esse doente?, ponderou, mesmo que estas pessoas não tenham sintomas.

Reforçando os pedidos feitos anteriormente, a Prefeitura pede a colaboração da população, que evite sair de casa de forma desnecessária, evite aglomeração, use máscara e respeite o isolamento social. O respeito às medidas é essencial também para que Pirassununga não tenha que fechar seu comércio novamente.