DemaisDestaque da CidadeEducaçãoSaúde

Semana de conscientização e prevenção aos escorpiões

Considerando o cenário epidemiológico no que se refere ao aumento do número de acidentes e óbitos por escorpionismo em todo o Estado de São Paulo a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizará na semana de 25 a 29 de outubro de 2021 a “Semana de conscientização e prevenção aos escorpiões” junto as escolas municipais de ensino fundamental.

O objetivo é conscientizar e orientar os escolares sobre as medidas de prevenção de acidentes por escorpiões e seu controle, ajudá-los a identificar locais que possam servir de potenciais esconderijos para escorpiões, bem como atuarem como agentes multiplicadores no ambiente escolar e domiciliar.

Orientações gerais para prevenção de acidente com escorpião no domicílio e peridomicílio

Os escorpiões procuram esconderijos em sapatos, chinelos, tapetes, roupas, móveis, cortinas, assim como porões, depósitos de lenha, almoxarifados abandonados, despensas, gretas de parede, terrenos baldios, amontoados de madeira velha, tijolos e montes de entulho, por isso é sempre importante usar luvas grossas (raspa de couro) na realização de qualquer limpeza. Todo cuidado é pouco! Devemos verificar cuidadosamente todos os objetos antes de usá-los.

Outras orientações:

• Limpar periodicamente ralos de banheiro e cozinha e caixas de gordura, mantendo os limpos e vedados, se possível usar ralos sifonados.
  • Manter camas e berços afastados da parede.
  • Evitar que roupas de cama toquem o chão.
  • Tomar cuidado com frestas nas paredes, teto, rodapés, rebocando e ou calafetando sempre que houver vãos que possam servir de esconderijo para os escorpiões.
  • Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou tiras de borracha.
  • Acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos ou em outros recipientes fechados.
  • Nunca jogar lixo em terrenos baldios (baratas e outros pequenos animais servem de fonte de alimento para os escorpiões).
  • Não utilizar inseticidas ou produtos químicos com a finalidade de exterminar o escorpião, além de não ter comprovação científica da sua eficacia, pode fazer que os mesmos se desalojem, aumentando o risco de acidentes.
  • Evitar acumulo de material de construção.
  • Manter jardins e gramados aparados e bem cuidados.

CUIDADO

Os escorpiões são venenosos e se forem importunados são capazes de ferroar e injetar veneno na vítima, que pode ser uma criança, adulto ou animal.

Neste caso procure imediatamente um pronto socorro!