DemaisDestaque da CidadeSaúde

Secretaria da Saúde promove Dia D de combate à dengue neste sábado (03)

O município de Pirassununga reforça seu compromisso com a saúde pública e anuncia uma série de medidas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância de evitar o surgimento de focos de larvas do mosquito e, consequentemente, a propagação das doenças, equipes de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica estarão à disposição dos munícipes para esclarecer cuidados que podem ser adotados diariamente.

A ação está programada para acontecer neste sábado (3 de fevereiro), das 8h30 às 13h, na Praça Central Conselheiro Antônio Prado, onde os agentes de vetores e profissionais de saúde informarão sobre medidas preventivas, conscientização da população e distribuição de folhetos informativos sobre o tema.

Estão previstas também, ações de controle casa a casa, com bloqueios de criadouros, pontos de água parada e outros focos de reprodução do mosquito, orientações sobre prevenção e cuidados, inspeção de imóveis a partir do dia 17 de fevereiro. A força-tarefa contra o mosquito transmissor da dengue contará com o apoio dos agentes comunitários de saúde (Acs) e profissionais da enfermagem das unidades do PSFs do município.

“Os criadouros do Aedes aegypti são os locais onde os mosquitos depositam os seus ovos e as larvas se desenvolvem até formarem mosquitos adultos. A eliminação é uma estratégia fundamental no controle da proliferação do Aedes e prevenção das doenças que ele transmite. Alguns exemplos de criadouros são recipientes de água parada, pratos de plantas, calhas entupidas, lixeiras e caixas d’ água mal vedadas, além de piscinas ou fontes sem os devidos cuidados”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana Prata Destéfano.

Até o dia 31 de janeiro, foram confirmados 91 casos de dengue e 135 casos em investigação. Em relação à Chikungunya e Zika vírus não há registros para as doenças neste primeiro mês do ano.

“Reiteramos nosso compromisso em promover a saúde e o bem-estar da população. Com essa parceria, queremos não apenas combater a dengue, mas também criar uma consciência coletiva sobre a importância da prevenção. A participação ativa da sociedade é fundamental para o sucesso dessas iniciativas, e contamos com a colaboração de todos nesse esforço conjunto”, afirma a enfermeira da Vigilância.

Ações de combate à dengue
Para potencializar as ações que já são desenvolvidas ao longo do ano a fim de combater o mosquito transmissor da dengue e de evitar o surgimento de novos casos da doença, serão realizadas visitas e orientações casa à casa, aos sábados do mês de fevereiro e março, conforme cronograma abaixo:

* 17/02 – Bairro Vila Pinheiro
* 24/02 – Jardim Verona
* 02/03 – será publicado próximo ao evento e de acordo com bairros de maior incidência
* 09/03 – será publicado próximo ao evento e de acordo com bairros de maior incidência
* 16/03 – será publicado próximo ao evento e de acordo com bairros de maior incidência
* 23/03 – será publicado próximo ao evento e de acordo com bairros de maior incidência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.