DemaisDestaque da CidadeSaúde

Saúde faz alerta para vacinação contra febre amarela

A Vigilância Epidemiológica de Pirassununga faz um alerta à população a partir de 9 meses de idade, ainda não vacinada contra febre amarela.

Recentemente, foi confirmado através do Alerta Epidemiológico do governo do Estado de São Paulo ? 02/2023, um caso da doença em um homem não vacinado no município de Vargem Grande do Sul, o que demonstra a circulação do vírus na nossa região.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, com a entrada do período de sazonalidade, de dezembro a maio, assim como as baixas coberturas vacinais no município, é recomendado que as pessoas não vacinadas se dirijam a uma sala de vacina mais próxima para receberem sua dose.

Febre Amarela
A transmissão da febre amarela se dá por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, quando este se alimenta do sangue contaminado do macaco e depois pica o ser humano. Vale reforçar que o macaco não transmitem a febre amarela aos humanos.

Os sintomas da doença são febre alta de início súbito, coloração amarelada da pele, dor de cabeça e muscular, fraqueza, náuseas e vômitos.

Vacina
A vacina contra febre amarela, em pessoas sem problemas de imunidade, tem uma proteção de até 98% e está disponível nas salas de vacina das unidades de saúde de Pirassununga durante todo o ano.

A recomendação do Programa Nacional de Imunizações é de que para menores de 5 anos duas doses são suficientes para proteção, sendo a primeira aos nove meses de idade e a segunda aos quatro anos. Para as pessoas acima de cinco anos é recomendado dose única.

Salas de vacinação 8h às 16h
Unidade Materno Infantil – UMI
USF Redenção
USF São Pedro
USF Raia
USF São Valentim
USF Jd. Das Laranjeiras
USF Santa Fé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.