Destaque da CidadeDestaque1Obras e ServiçosSAEP

Saep inaugura ampliação de estação de tratamento de água, reforçando capacidade do sistema

O Saep (Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga) inaugurou no início da tarde desta sexta-feira (12) a ampliação de uma Estação de Tratamento de Água, a ETA 2, já pronta no atual complexo de tratamento de água localizado no Polo Empresarial. O local já contava com a estrutura anterior da ETA 2, com capacidade mensurada em 160 l/s e a ETA 3, com capacidade para 50 l/s.

O prefeito de Pirassununga, Dr. Dimas Urban, esteve no local para a inauguração, e defendeu a importância da obra. ?Uma obra importante para o desenvolvimento de Pirassununga?, pontuou o prefeito, ao relatar a importância da intervenção que garante uma robusta infraestrutura de um serviço essencial na cidade.

O Superintendente do Saep, João Alex Baldovinotti, comemorou a conclusão dos trabalhos. ?Pirassununga está de parabéns por essa obra. Mais uma obra do Saep, da administração do prefeito Dr. Dimas Urban, e assim Pirassununga pode receber pequenas, médias e grandes indústrias para o nosso desenvolvimento, produção de trabalho e desenvolvimento geral?, defendeu.

Com o crescimento populacional e a entrada em operação da nova captação de água bruta do Rio do Roque, que permitiu aumento do volume captado, era necessária uma ampliação do tratamento de água, o que ocorre agora com a ampliação da ETA 2.

O Saep ampliou a ETA 2 aproveitando parte das instalações e equipamentos existentes, e esta ampliação incrementa uma vazão de 80 l/s, ou seja, 288 mil litros de água por hora acrescentados ao que já era tratado.

A ampliação da capacidade decorre em função não só do aumento de demanda. A ideia é que com mais capacidade na ETA 2 possa haver, quando necessário, pausas no módulo de tratamento atual para eventuais manutenções.

Para viabilizar a intervenção foi necessária a substituição de uma das bombas de recalque para se ter uma vazão máxima de 300 l/s. O investimento foi de aproximadamente R$ 1,9 milhão com recursos próprios do Saep.

Além desta obra, o Saep continua investindo em diversas frentes, com obras de infraestrutura executadas nos sistemas de captação e tratamento de água e também em sistemas de drenagem de águas na cidade.