Demais 2Destaque da CidadeFundo Social de SolidariedadeGoverno e AdministraçãoObras e ServiçosSAEP

Prefeitura presta apoio e analisa situação após as chuvas do final de semana na Vila Santa Fé

As fortes chuvas deste final de semana (17 e 18 de fevereiro) afetaram trechos da Rodovia SP-201 entre Pirassununga e Cachoeira de Emas e Vila Santa Fé (região do “Cerrado de Emas”).

No sábado, 17 de fevereiro, por volta das 14 horas, a Defesa Civil constatou a precipitação pluviométrica de 60 mm, sendo que a maior concentração de danos foi constatada no “Cerrado de Emas”, onde está localizada a Vila Santa Fé. Durante a ocorrência, a Rodovia SP-201 e cerca de 20 residências da Vila Santa Fé foram invadidas pelas águas.

Tão logo a Defesa Civil foi acionada, mobilizou-se uma equipe para o local contando com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, SAEP e Secretaria de Obras e Serviços.

A Defesa Civil elaborou relatório individual “caso a caso” das ocorrências havendo um primeiro atendimento às famílias vítimas da forte chuva pela equipe.

Já no domingo, 18 de fevereiro, houve a mobilização das Secretarias da Prefeitura para complementar respaldo às famílias vítimas das fortes chuvas e limpezas de bueiros e cacimbas por parte do SAEP e Secretaria de Obras e Serviços.

A Defesa Civil constatou que o volume pluviométrico extrapolou a capacidade de escoamento de água da Rodovia SP-201 e da Vila Santa Fé, problema que assola a localidade por vários anos e que, já foi mapeado e providências estão sendo tomadas pelo município.

A condição geológica do “Cerrado de Emas” requer estudos mais precisos, visto toda questão ambiental da localidade e problemas topográficos, bem como o período chuvoso compreendido entre os meses de dezembro a março. Contudo, o SAEP e a Secretaria de Obras e Serviços já estão empenhados na solução desta questão.