DemaisDestaque da CidadeGoverno e Administração

Prefeitura e USP discutem gerenciamento e valorização de resíduos sólidos urbanos

A Prefeitura Municipal de Pirassununga, o Campus Fernando Costa UPS Pirassununga e a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), em parceria com a Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Rede All4Food, discutem proposta de parceria com o intuito de desenvolver e implementar soluções e inovações criativas circulares para o gerenciamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, especialmente alimentares, contemplando ainda atenção aos resíduos ambientais de poda e jardinagem, assim como oriundos da construção civil.

Propósito que fundamenta no ambiente de aprendizagem experiencial e de desenvolvimento científico e tecnológico do Campus Fernando Costa e da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP / Pirassununga).

Espera-se que as atividades desenvolvidas projetem Pirassununga entre casos de sucesso (Brasil e Mundo) no desenvolvimento de soluções inovadoras e circulares (tecnológicas e sociais), ao mesmo tempo que contribuam para o impulsionamento do Município como polo estadual e nacional de desenvolvimento tecnológico em inovação e sustentabilidade de alimentos.

A Economia Circular tem se tornado um caminho essencial para a construção de sistemas de produção e consumo sustentáveis. A implementação da economia circular nas cidades pode representar o desenvolvimento de soluções e inovações sustentáveis, com o fomento de oportunidades econômicas e benefícios ambientais e sociais: redução da geração de resíduos, redução da insegurança alimentar atrelado a geração de novos negócios e empregos.

Abrindo a primeira agenda da parceria, foi apresentado na última sexta-feira (16) a concepção do Projeto “Inovação e Economia Circular na Transformação de Pirassununga em uma Cidade Mais Sustentável”. Coassinam o Projeto uma equipe interdisciplinar, composta por mais de 10 Professores da FZEA/USP e da UFRJ.

Estiveram presentes na reunião, representando o Município, o Sr. Fausto Victorelli Júnior (Superintendente do SAEP), Sr. Edilson Pereira de Godoy (Secretário Municipal de Finanças), Sra Thaís Helena Zero de O Pereira (Secretária de Governo), Sra Ana Lídia de Souza Pelais (Secretária Municipal de Administração), Sr. Andersen José Teles Pego (Secretário de Meio Ambiente) e Sra Bruna Nayara Cardoso Silva (Engenheira Ambiental); e, representando a equipe da FZEA/USP: Prof. Dr. Fernando Rocha (da área de Economia das organizações e Gestão logística), Prof. Dr. João Adriano Rossignolo (da área de Desenvolvimento de materiais de baixo impacto ambiental e Vice-Prefeito do Campus Fernando Costa), Prof. Dr. Rogers Ribeiro (expert na área de Engenharia ambiental) e Profa. Dra. Vivian Lara dos Santos Silva (da área de Estratégia e Economia das Organizações e uma das Coordenadoras da proposta).