DemaisDestaque da CidadeGoverno e AdministraçãoMeio Ambiente

Prefeitos assinam protocolo de intenções que cria o Coniac

Porto Ferreira foi sede, na manhã desta terça-feira (16), de uma cerimônia que marcou a primeira etapa da formalização do Consórcio Intermunicipal da Anhanguera Central (Coniac). O evento aconteceu no Sest/Senat e contou com prefeitos das cidades que compõem a Associação da Região Turística Encantos da Anhanguera Central (Arteac), representantes de entidades parceiras, como o Sebrae e Faesp/Senar, secretários municipais, vereadores e técnicos das Prefeituras envolvidas, além de produtores da região.

Ao final da solenidade os prefeitos presentes assinaram o protocolo de intenções para a criação do Coniac. Este documento, agora, deverá ser ratificado pelas Câmaras Municipais das nove cidades e seguirá posteriormente para a elaboração do estatuto, baseado nas diretrizes do protocolo, que será aprovado em assembleia geral, com data e local ainda a serem definidos.

Com a criação do Coniac será possível regulamentar leis municipais dos municípios participantes de forma equalitária e com menos burocracia auxiliando produtores de toda região e fomentando empregos e movimentação econômica.

A adesão de Pirassununga no Coniac permite a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no formato de consórcio. Com isso, quem tem produção de alimentos de origem animal poderá comercializar sem as burocracias sanitárias nas cidades consorciadas. Os municípios são Pirassununga, Araras, Leme, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Cruz das Palmeiras, Descalvado e Tambaú. Cerca de 500 mil habitantes.

O produtor rural que se adequar e aderir ao SIM em Pirassununga terá a possibilidade legal de alimentar seus negócios e com isso aumentar as contratações de mão de obra, investimentos e outros. Isso significa um avanço para os produtores, que agora vislumbram a possibilidade de comércio sem certas barreiras sanitárias que os limitavam.

De Pirassununga, estiveram presentes o prefeito José Carlos Mantovani, o secretário de Meio Ambiente José Luiz Tavares de Moura, a assessora de Secretaria Stella Sílvia Dias Oliveira, o veterinário Danilo Augusto Lopes da Silva e membros do Comtur.

O evento contou também com a importante presença não só dos prefeitos e entidades parceiras, mas de produtores das cidades da região, que serão os maiores beneficiários dessa ação proposta. Alguns desses produtores estão juntos com a Arteac desde a sua fundação e durante o evento demonstraram todo o potencial e a qualidade dos produtos fabricados e que, com esse Consórcio, poderão atingir mais mercados e gerar mais emprego e renda. Pirassununga se fez representar pelo Apiário APIS K3 e pela Ecopeixe.

Texto com informações de Israel Foguel
Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Ferreira