DemaisDestaque da CidadePlanejamento

Pirassununga vai traçar perfil de usuários do transporte público

Começa nesta terça-feira (28) a primeira fase de uma pesquisa que vai traçar o perfil do usuário do transporte público de Pirassununga. Esse trabalho é importante para que seja feito o termo de referência do transporte público da cidade.

A primeira pesquisa operacional será de embarque e desembarque de passageiros, ou seja o “sobe e desce”. Será colocado um pesquisador embarcado no ônibus para fazer algumas viagens nos horários de pico da manhã, horário do almoço e tarde. Ele vai anotar em cada ponto quantas pessoas subiram e desceram como amostragem em algumas linhas.

Depois será feito um trabalho com a bilhetagem eletrônica para verificação e conferência dos números coletados. “Essa pesquisa nos dá o que chamamos de flutuação espacial, ou seja, onde o ponto fica crítico e o ônibus fica mais lotado”, afirma o consultor Maurício Thesin, da Urba Design Para Cidades Ltda, empresa contratada Prefeitura para realizar a coleta de informações.

Também haverá outra pesquisa, de opinião e satisfação. “As pessoas usuárias de ônibus serão abordadas para saber como foi a qualidade viagem, onde sente a necessidade de mais ônibus e mais viagens como nos finais de semana, domingos, à noite. Aí serão feitos questionamentos como, se colocarmos mais ônibus à noite, a população usaria? Tudo para se ter uma ideia da necessidade da demanda. A opinião das pessoas em relação a isso”, explica Thesin.

A operação “sobe e desce” já começa nesta terça-feira (28) com meta de conclusão até o final de semana. Serão feitas 320 entrevistas para se ter uma representatividade estatística. Ao todo são oito pessoas que entrevistarão homens e mulheres de todas as faixas etárias.

“Essa opinião é importante, para as pessoas criticarem o sistema. Sobre isso será feito um diagnóstico para poder preparar a licitação. Terminando a pesquisa, esperamos até o final do mês realizar uma apresentação pública”, finalizou o consultor.

A primeira etapa dos trabalhos desenvolvidos pela empresa Urba vai proporcionar elementos para elaboração do termo de referência para abertura de certame licitatório para o transporte público municipal.