DemaisDestaque da CidadeSaúde

Pirassununga atinge metas das vacinações de idosos e profissionais de Saúde

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe / Influenza (2020), cujo início ocorreu no final de março, alcançou a meta do Ministério da Saúde em relação a vacinação de idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores de Saúde de Pirassununga.

No Município de Pirassununga, até as 15h desta sexta-feira (17) foram vacinados 101,66% da meta dos trabalhadores de Saúde (que contava com público-alvo de 1685, e cujas doses aplicadas foram 1713, com cobertura alcançada em 101,66%). Em relação aos idosos a cobertura alcançada foi de 91,32% (o público-alvo conta com 10.222 e foram aplicadas 9.335 doses a idosos). Com isso o total de doses aplicadas nos grupos da primeira fase atingiu 11.048.

Desde quinta-feira a vacinação contra a Gripe é direcionada aos grupos da segunda fase, compostos por profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e por caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Nestes grupos da segunda fase foram aplicadas 427 doses. Ou seja, em Pirassununga o total geral de doses aplicadas foi de 11.475, conforme dados provisórios do SIPNI-DATASUS desta sexta-feira (17) às 15h informados pela Vigilância Epidemiológica e Imunização de Pirassununga.

Professores das escolas públicas e privadas, que inicialmente seriam contemplados na 2a fase serão vacinados apenas a partir da 3a fase (após 9 de maio).

A 3ª fase (a partir de 09/05/2020) mantém a vacinação para crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, e adultos de 55 a 59 anos, além de Pessoas com deficiência, e terá agora a vacinação dos professores das escolas públicas e privadas.

Os locais de Vacinação contra a Influenza funcionam da mesma forma: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aplicam as vacinas as USFs Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim), João Balbi (Santa Fé), Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro), Aristides Rodrigues (Redenção), Guaraciaba Vanin (Raia), Jardim das Laranjeiras, José Marafão (Limoeiro) e o CEM (Centro de Especialidades Médicas), no Jardim Carlos Gomes.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 22 de maio e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos, segundo o Ministério da Saúde.

 

Calendário da Campanha de Vacinação contra a Influenza (2020):

Fase / Data de Vacinação

Público-alvo

2° fase ? a partir de 16/04/2020

profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários

3° fase ? a partir de 09/05/2020

crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos, Professores das escolas públicas e privadas e Pessoas com deficiência

 

Locais de Vacinação contra a Influenza:

(de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h*)

? USF Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim)

? USF João Balbi (Santa Fé)

? USF Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro)

? USF Aristides Rodrigues (Redenção)

? USF Guaraciaba Vanin (Raia)

? USF Jardim Das Laranjeiras

? USF José Marafão (Limoeiro)

? Centro de Especialidades Médicas (Jardim Carlos Gomes)


 

*OBS: A Vigilância Epidemiológica e Imunização reforça que a atividade da sala de vacina se encerra por completo às 17h, portanto é fundamental que a população procure a sala de vacina com tempo razoável de antecedência a esse horário, a fim de que haja tempo de realizar um atendimento com segurança e qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.