DemaisDestaque da CidadeGabinete

Parceria entre Polícia Militar e Prefeitura traz Sistema Detecta para Pirassununga

O município de Pirassununga fará parte do Sistema Detecta do Governo do Estado de São Paulo de monitoramento inteligente por meio de câmeras. Durante a última semana, o Comandante da 3ª Cia Polícia Militar, Capitão PM Ricardo Henrique Teixeira Anversa, juntamente com a servidora Ana Lídia de Souza Pelais, representante do governo municipal, participaram de um encontro com mais de 100 representantes da região, incluindo autoridades da Secretária da Segurança Pública, no município de Piracicaba.

O objetivo do encontro foi o de firmar convênios entre Estado e Prefeituras para o desenvolvimento e execução de atividade de interesse público, visando a atuação de programas de governo, envolvendo a realização de projetos, aquisição de bens, atividade ou serviços.

O Sistema Detecta é composto pelo monitoramento através do uso de câmeras, combinado com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina, integrando ao sistema os bancos de dados das polícias Civil e Militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.

Na última quinta-feira (2) foi assinado pelo prefeito José Carlos Mantovani, a adesão do município ao convênio do Sistema Detecta, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo que é um sistema integrador de informações que realiza, com celeridade, a correlação de informações para auxiliar a tomada de decisões das policias militar, civil e científica.

O objetivo é auxiliar o trabalho policial em atividades operacionais e investigativas, acessando diversos bancos de dados de diferentes instituições, correlacionando informações e imagens de locais, pessoas e veículos e promovendo ações policiais coordenadas.

“Será implantado em Pirassununga o sistema de barreira digital, que o Estado de São Paulo chama de Muralha Estadual e que segundo informações do próprio estado será destinada uma verba específica para compra dessas câmeras que vão ser instaladas em locais estratégicos do município e ajudará na diminuição criminal de furto e roubo de veículos”, afirmou Capitão Anversa.

A servidora Ana Lídia Pelais ressaltou que “todo benefício para segurança pública municipal e regional é um convênio que não tem custo para o município”.

O prefeito Dr. Mantovani se mostrou satisfeito com o novo convênio e destacou as melhorias que proporcionarão à segurança de Pirassununga. “É a gestão aqui trabalhando com auxílio da Polícia Militar que sempre foi uma mão forte em relação à nossa segurança pra dizer que e gente pode dormir tranquilo. Tenho orgulho de estar sempre ao lado da Polícia Militar e das forças de segurança”.