DemaisDestaque da Cidade

NOTA OFICIAL – ENCONTRO DE MEDICAMENTOS

Neste sábado (6), por volta das 18 horas, uma informação foi divulgada no grupo de WhatsApp do Conselho Municipal de Saúde. Um dos conselheiros pediu ajuda, pois ele havia sido informado por uma enfermeira de que na estrada que liga ao Aterro Sanitário estavam descartadas algumas medicações. Fotos foram divulgadas no grupo.

Quando o secretário de Saúde, Júlio César Toso soube do acontecido se prontificou para de alguma maneira recolher o material, já que a Vigilância Sanitária não funciona em sistema de plantão aos finais de semana.

Foi feito contato com o Comandante da Guarda Civil Municipal Edmilton Rodrigues Robocino que enviou uma viatura para o local. Por volta das 19h30 eles conseguiram localizar as medicações. A Guarda Municipal recolheu o material e encaminhou para a Base da GCM onde ficou depositado até o domingo (7).

Todos os medicamentos localizados não fazem parte do rol de medicações utilizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Pirassununga (portanto, não pertencem a Prefeitura Municipal).

O secretário de Saúde, Júlio Toso foi até a Base da GCM e depois se dirigiu até o Plantão Policial. O boletim de ocorrências não foi feito por orientação do delegado plantonista Dr. Maurício Miranda de Queiroz. Isso para que nesta segunda-feira (8), a Vigilância Sanitária faça o levantamento da quantidade e da numeração do lote das medicações localizadas (na maioria anestésicos).

Após a Vigilância Sanitária mapear todos os lotes, o secretário de Saúde retornará à delegacia para lavrar o boletim de ocorrências e proceder a apreensão dos medicamentos pela Polícia Civil.

O fato agora deve ser investigado para determinar de onde veio todo o medicamento, quem são os responsáveis e quais as medidas legais a serem tomadas.