Demais 2Destaque da CidadeMeio Ambiente

Nota – Canil Municipal

A situação que foi divulgada nas redes sociais não condiz com a realidade.

O Canil Municipal é limpo de segunda-feira à sábado de maneira impecável e seguindo todas as diretrizes. Aos domingos existe um folguista que está lá para tratar de todos os animais. Eles colocam água e comida e não fazem a lavagem. Esse modo de trabalho era o mesmo utilizado pelas administrações anteriores do canil.

Se uma baia tem 10 a 15 cães, logicamente haverá sujeira de fezes feitas durante a madrugada. Principalmente se houver uma visita antes do expediente.

Sobre os ratos, o Abrigo Municipal fica em constante processo de desratização. O único problema, porém, foi o aumento nos últimos dias na existência de ratos e não só no Abrigo Municipal, sendo uma questão endêmica no município. Se existem ratos mortos no local é porque está havendo um controle de população de ratos. Inclusive o produto utilizado na desratização é o indicado: semente de girassol com veneno que ocasiona a morte de 5 a 7 dias dos ratos. Em colônia de ratos não pode ser utilizado um veneno agudo. Temos que lembrar que o abrigo fica em área rural e próximo a um riacho que facilita a aparição de ratos e outros animais.

Tudo indica ser uma situação plantada. O Canil não fica sujo, mas todos os dias existem ocorrências devido até a existência de outros animais como lagartos e saruês.

A enfermaria não é o melhor lugar, mas é o único lugar que se pode utilizar porque a clínica de apoio ao abrigo está lotada, inclusive com um caso de cinomose controlada. Que restringe ainda mais as vagas.

O outro cão com problema nos olhos já foi medicado e está em tratamento. Ocorreu uma briga coletiva envolvendo cerca de 10 cães. Foi relatado e cada cão foi medicado. Esse cão especificamente teve uma lesão ocular. O animal não está jogado. Está em tratamento e não se trata de um caso grave que justifique sua retirada do abrigo.

Temos apenas dois cães magros no abrigo, porque são renais crônicos e que deverão permanecer assim.

Existe a intenção de se montar uma junta de profissionais acrescida de vereadores e membros do Combea para uma visita técnica multidisciplinar afim de que possam ser apontados quais animais estão em estado ruim, pois as imagens divulgadas não são fieis às fichas de atendimentos.

Os funcionários tem um orgulho muito grande de oferecer uma alimentação diferente em recuperação. Eles têm sachês para comer à vontade.

Terminamos o ano de 2022 com todos os animais vacinados, usando verba própria, pois não foi possível suplementar a verba, a SOS Animal conseguiu essas vacinas. Os animais estão 100% vacinados contra a raiva e múltipla (importada), que tem a cepa da leptospirose que é um problema no canil devido aos ratos.

Existem três níveis de alimentação interna com sachês à vontade. Os gatos apontados sofrem de doenças FIV e FeLV (imunodeficiência felina e leucemia felina). Esse fato impede o uso do gatil grande que está contaminado porque anteriormente no ano de 2021 a antiga gestão do abrigo descumpriu determinação do Ministério Público da colocação de gatos sem serem testados no local. Os gatos do abrigo estão todos positivados com esta patologia e por isso não existe doação de felinos.

Os gatos recolhidos no Canil Municipal desde agosto de 2021 são recolhidos para clínica particular que apoia o canil. Quando se tornou insustentável pela questão do espaço físico, passamos a deixar os gatos em outro gatil acessório longe do contato com outros gatos do Abrigo Municipal.

Nenhum animal do Abrigo Municipal visualizado tem patologia sequer de média gravidade. Podem haver lesões de pele por contas de brigas entre os animais (que são comuns).

Os animais estão todos microchipados desde agosto de 2021 com prontuário e identificados com foto. A publicação em questão foi muito seletiva. Existe a previsão de uma visita com profissionais gabaritados o mais rápido possível, inclusive com participação de quem quer que seja necessário e ainda há uma obra em andamento de dois canis para melhor atendimento aos animais da cidade. O poder executivo está empenhando uma força tarefa para finalizar obras de conservação no local.

O trabalho de protetores e protetoras é independente e louvável quando agem corretamente e com intuito de auxiliar as entidades regulares. Quando se empenham, porém, em apenas espalhar o terror ao divulgar imagens e vídeos de animais que estão em tratamento com texto de maus tratos no rodapé só piora a situação. Causa uma animosidade desnecessária.

Quem está na outra ponta cuidando e tratando de cada caso recebe um bombardeio de ofensas de internautas que no conforto de suas casas se “informam” de maneira rasa. Sabemos que há muito a fazer, que não está perfeito, mas está sendo feito à maneira como os entusiastas pretendem.

Não é tão simples e nem tão rápido como a administração deseja, pois se assim fosse no passado já teriam feito. Outra questão é a educação para com os animais e pessoas, pois o abandono, os maus tratos, a superlotação de abrigos não irá diminuir se o assistencialismo imperar.

Exemplo claro disso é que no município de Pirassununga existe uma campanha de castração gratuita e algumas pessoas tiveram a coragem de pedir para o município disponibilizar funcionários para irem buscar o animal na casa para cirurgia e depois retorná-lo. Isso mostra o quão danoso é o assistencialismo desacompanhado de educação para com a convivência com animais.

Gustavo Wypyszynski Martinelli Diniz
CRMV-SP 11312

José Luiz Tavares de Moura
Secretário Municipal de Meio Ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.