Cultura e TurismoDemais

NESTE SÁBADO CAMPO DE TRIGO COM CORVOS

A temporada de circulação do #proac2021 continua!

Espetáculo da Urze Companhia de Dança criado a partir de um mergulho profundo na obra ?Campo de trigo com corvos?, do pintor holandês Vincent van Gogh (1890). O ponto de partida para processo de criação do diretor e coreógrafo Francisco Urze foi uma intensa pesquisa em materiais biográficos, filmes, documentários, estudos sobre o impressionismo, análises feitas por historiadores, críticos de arte e a análise psicológica e psiquiátrica da fase final da vida do pintor.

Francisco Urze se entregou a uma contemplação do amor, da perplexidade e da finitude deste campo de trigo. Observou o voo dos corvos sobre a plantação, o azul do céu derramado, a presença do vento, um sopro no rosto, redemoinhos de dor, navalhas cortando o céu, a escuridão dos corvos, o pulsar do trigo no chão. A natureza trazendo a força fugidia dos homens. A esperança se acabando em esquecimento. A alma partida de van Gogh e seu corpo atormentado.

A partir deste universo, os bailarinos vivenciaram laboratórios de criação para desenvolver um repertório gestual e de movimentos que dessem vida a essas impressões. Foram construídas sequências coreográficas que representassem aspectos psicológicos do pintor. O cenário e os figurinos surgem numa evolução que vai compondo os fatos e tingem a caixa preta como tintas coloridas tingem a tela em branco.

RELEASE

Se o quadro tivesse gosto, não teria sequer uma pitada de açúcar. É amargo, queimado, quase regurgitado. A impressão é de que se passar a mão, por lixa será arranhada, cortada em pequenos furos por navalha afiada. Você pode ignorar os corvos no campo de trigo. Você pode trancar seu consciente para não sentir uma ponta sequer da dor de Vincent. Mas não há retorno; ele treinou por toda uma vida para fazer com que seu inconsciente abrigasse um pedaço oculto de todos nós.

Após o espetáculo de dança contemporânea Campo de Trigo com Corvos, haverá um bate-papo super interessante sobre SAÚDE MENTAL com profissional convidado e o elenco da companhia.

Serviço:

Dia: 25 de Junho de 2022

Horário: 20h

Local: Centro de Convenções Prof. Fausto Victorelli (Avenida Painguás, 2014 – Pirassununga).

Entrada: Gratuita – Projeto aprovado pelo #proac2021

Classificação: Livre

Duração: 55 minutos

Anotem na agenda!

Chamem os amigos!

Não dá pra perder!

(texto e Imagem: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.