Demais 2Destaque da CidadeSaúde

Janeiro Roxo promoveu conscientização sobre a Hanseníase

Com o tempo de incubação de até 20 anos e capaz de causar sérias lesões incapacitantes, a hanseníase é a doença no foco da campanha JANEIRO ROXO. O objetivo desta campanha foi conscientizar a população sobre os sintomas e a importância do tratamento, além de combater a desinformação e o preconceito.

Além disso, a partir desta campanha, as equipes da Saúde da Família expandiram o monitoramento por meio dos fisioterapeutas do NASF.

Como Pirassununga é uma região com baixa ocorrência da hanseníase, o desafio da Vigilância Epidemiológica foi manter os profissionais da linha de frente capacitados a identificá-la corretamente. Neste ano, foram realizados 217 atendimentos, sendo 35 pacientes elegíveis como suspeitos para hanseníase. Estes pacientes, serão avaliados por médicos das unidades de saúde e encaminhados para confirmação diagnóstica e/ou tratamento no SAE -Serviço de Atendimento Especializado.

Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase tem tratamento garantido na rede pública, onde as 14 USFs servem como portas de entrada. O tratamento dura de 6 a 12 meses, dependendo do diagnóstico.

O preconceito, porém, prejudica a busca por ajuda. “Infelizmente, o imaginário social ainda perpetua conceitos errados sobre a doença, como a ideia de que o contato físico de uma pessoa com hanseníase irá transmitir o bacilo, o que não é verdade. O convívio social é um direito da pessoa com hanseníase e um dever de toda a sociedade”, lembra a enfermeira Juliana Prata Destéfano da Vigilância Epidemiológica de Pirassununga.

Todos atentos a Hanseníase
Quanto mais precoce o diagnóstico, menor o risco de transmissão da doença e menores as complicações e sequelas provocadas pelo comprometimento dos nervos periféricos que caracterizam essa patologia.

Sinais da doença:

? Uma ou mais manchas de cor variada: esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada.

? Mancha com diminuição e/ou perda de sensibilidade, pele seca e queda de pelos.

? Dor, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas.

? Nódulos (caroços) no corpo, avermelhados e dolorosos.

? Diminuição da força muscular das mãos, pés ou face.

As atividades de busca ativa continuam durante todo o ano de 2024 nas 14 unidades de saúde do município. Fique atento aos sinais e procure uma unidade mais próxima de sua residência.