Cultura e TurismoDestaque da Cidade

“Guri” se apresenta com músicos noruegueses

Durante toda a quarta-feira passada (28 de março), cinco músicos noruegueses promoveram um workshop com jovens músicos aprendizes do ?Projeto Guri?, do Polo de Pirassununga. Este intercâmbio foi importante para o ?desenvolvimento musical? dos jovens músicos do ?Guri?, que tiveram um breve acesso a uma nova cultura musical, posteriormente demonstrado a uma seleta plateia, cuja apresentação ocorreu num dos barracões do Lar André Luiz, na Vila Industrial.

Os 70 integrantes do ?Projeto Guri? do Polo de Pirassununga ? 25 deles, pertencentes ao Lar André Luiz tiveram a oportunidade de aprender novos acordes, especialmente, a música folclórica e o próprio cancioneiro da Noruega. Cinco músicos originários desta nação nórdica, a oeste da Escandinávia (norte da Europa) compartilharam experiências e com instrumentos de sopro e percussão executaram canções típicas e do rico folclore norueguês.

Mesmo não dispondo de alguns instrumentos típicos e tradicionais, como o violino de Hardanger ou a langeleik (cítara norueguesa), as turmas do ?Guri? se dividiram e tocaram e até cantaram trechos de músicas tradicionais da Noruega, que vão desde polcas, valsas até manifestações mais antigas, como bygdedans.

A apresentação emocionou os próprios músicos nórdicos, dois deles, residentes no país (em São Carlos) ? a violoncelista Ellen-Martine e o saxofonista Kristofffer Lippestad, ambos residentes quase um ano e outros três integrantes do MOVE, cuja visita é financiada pelo próprio governo norueguês, com objetivo de desenvolver um plano de criação musical e adaptação de arranjos.

O MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) realizaram workshops de composição e arranjos com vários projetos no Brasil, entre eles, os alunos do ?Projeto Guri?, cujas cidades escolhidas para este evento foram Lençóis Paulista, Dois Córregos e Pirassununga, que possuem polo deste projeto. Em Pirassununga, este encontro ocorreu durante a manhã e tarde da quarta-feira passada (28), no Lar André Luiz ? a rua Allan Kardec, 42, Vila Industrial, região sul da cidade.

One thought on ““Guri” se apresenta com músicos noruegueses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.