DemaisDestaque da CidadeSegurança

Grupo de operações com cães da GCM de Pirassununga participa de treinamento

Na tarde de quarta-feira dia 29 de setembro, aconteceu dentro das dependências da Academia da Força Aéreas um treinamento específico para ambientação dos cães em helicópteros do Grupo de Operações com Cães da GCMs de Pirassununga e Ribeirão Preto e do Esquadrão de Cães de Guerra da AFA.

O treinamento fez com que os profissionais e os cães tenham o conhecimento e a expertise para que em casos de acionamento de Defesa Civil ou solicitação de apoio do Grupo de Operações com Cães em uma atuação específica, e sendo necessário o deslocamento aéreo já saibam os procedimentos adequados, haja vistas que a cadela Kyara (Pirassununga) e a cadela Hope (Ribeirão Preto) também estão sendo treinadas para localizar pessoas.

As cadelas Yanka e Kyara do Grupo de Operações com Cães da GCM tem realizado um belo trabalho no município com localização de drogas e também utilizadas em patrulhamento a pé na região central do município e outros pontos da cidade. Os GCMs integrantes do Grupo de Operações com Cães tem realizado um excelente trabalho no adestramento dos cães, que tem sido destaque para outras Guardas Municipais, que inclusive já manifestaram interesse em treinar seus cães na GCM de Pirassununga.

A iniciativa do treinamento partiu da Secretaria de Segurança Pública, que nessa primeira ambientação dos cães com o helicóptero em solo e depois com os motores acionados, justamente para o cão acostumar com o barulho dos motores, haverá ainda no futuro outras etapas na qual o cão realizará um vôo.

O treinamento só foi possível devido ao apoio irrestrito do Comando da AFA e da Equipe Salvamento Aéreo – SAR.

Vamos continuar investindo muito em treinamentos na GCM, pois sabemos da importância de treinar sempre e principalmente contribuir para que outras GCMs possam estar se capacitando junto conosco, pois as GCMs hoje são fundamentais na Segurança Pública, não existe Segurança Pública sem Guardas Municipais, destacou Paulo Tannús.

(texto e imagens: Secretaria Municipal de Segurança Pública)