Destaque da CidadeSaúde

Gripe: Campanha de Vacinação começa no dia 23

A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e à morte, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Conhecido internacionalmente com a grafia italiana de ‘influenza’, a gripe se manifesta em vários tipos de vírus, porém, todos muito perigosos e são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C.

O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície.

Os principais sinais e sintomas são habitualmente de aparecimento súbito, como: c alafrios; mal-estar; cefaleia (dor de cabeça); mialgia (dor muscular); dor de garganta; artralgia (dor articular); prostração (fraqueza); rinorreia (corrimento excessivo de muco nasal); e tosse seca.

As vacinas contra a gripe são modificadas anualmente para proteção contra as cepas virais de gripe em circulação. Para o ano de 2018, a vacina vai apresentar a seguinte composição: 1. um vírus similar ao vírus influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; 2. um vírus similar ao vírus influenza A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e 3. um vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013.

? Vacinação – Para este ano de 2018, o Ministério da Saúde vai realizar a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a ?influenza?, no período que se inicia na próxima segunda-feira (23) até de junho de 2018, sendo que, no dia 12 de maio, será o ?dia de mobilização nacional?.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os grupos portadores de doenças crônicas nãotransmissíveis e outras condições clínicas especiais e os professores das escolas públicas e privadas.

? Unidades ? Inicialmente, não informação de vacinação em etapas; a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação. Conforme já anunciado na semana passada, em Pirassununga, a vacina será disponibilizada em nove Unidades de Saúde da Família, sempre de segunda à sexta-feira, com início no dia 23 deste mês até o dia de junho (sexta-feira): USF ?Dra. Lúcia Mocho Rosa Tosi? (Jardim São Valentim); USF ?João Balbi? (Vila Santa Fé); USF ?Dr. João Antonio Del Nero? (Vila São Pedro); USF ?Aristides Rodrigues? (Vila Redenção); USF ?Guaraciaba Vanin? (Bairro da Raia); USF ?Jardim das Laranjeiras?; USF ?José Marafão? (Jardim Limoeiro); USF ?Roque Di Matia (Vila Vila Brás); e Centro de Especialidades Médicas (CEM / Jardim Carlos Gomes).

? ?Dia D? – Para o ?Dia D? da Campanha de Vacinação contra a gripe, que será realizado no dia 12 de maio (sábado) a ser realizado horário das 8 e 17 horas ? estas serão as unidades que estarão em funcionamento: USF ?Dra. Lúcia Mocho Rosa Tosi? (Jardim São Valentim); USF ?João Balbi? (Vila Santa Fé); USF ?Dr. João Antonio Del Nero (Vila São Pedro); USF ?Aristides Rodrigues? (Redenção); USF ?Guaraciaba Vanin? (Raia); USF do Jardim das Laranjeiras; USF ?José Marafão? (Jardim Limoeiro); USF ?Roque Di Matia? (Vila Vila Brás); USF ?Rubens Santos Costa? (Vila Esperança); USF da Vila Pinheiro; USF ?Ana Paula Ferrari? (Jardim Kamel); USF ?Angelina Orsi? (Jardim Ferrarezzi); e Centro de Especialidades Médicas (CEM / Jardim Carlos Gomes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.