DemaisDestaque da CidadeDireitos Humanos

Evento conscientiza população sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

No último sábado (18) aconteceu na Praça Central ?Conselheiro Antônio Prado? um encontro potente pela proteção de crianças e adolescentes. Diversos profissionais da Prefeitura Municipal se uniram aos profissionais dos Projetos Sociais: AMMA, IVR ? infantil, ASA 2 e Lar André Luiz, Projeto Social DJP juntamente com apoio de outros parceiros Arteris, Faculdade Anhanguera, FATECE e alunos da USP para juntos combater Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A proposta da ação foi levar a conscientização aos adultos sobre esta delicada temática, com intuito de cada vez mais dar voz as crianças e a proteção devida a elas.

Muitos acreditam que esta possa ser uma realidade distante de seus lares ou familiares, porém é importante dizer que apesar de triste, a violação é mais comum do que se imagina e, na maioria dos casos, acontece na casa da vítima por uma pessoa de confiança da família.

Tal realidade faz com que seja ainda mais necessário falar sobre o assunto, tanto para quebrar possíveis tabus existentes, quanto para orientar a sociedade sobre como identificar e denunciar casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescente.

Desta forma, a ação proporcionou a entrega de cartilhas aos adultos na parada do semáforo para atenção ao movimento, houve também diversas atrações para as crianças ligadas à sua proteção como semáforo do corpo, contação de histórias, vídeos e jogos educativos, oficina de pintura e grafite, apresentações, além de pipoca e algodão doce ? tudo e todos pela proteção.

É importante que as pessoas denunciem para interromper a violência, proteger as crianças e os adolescentes. Alguns canais de denúncia: Conselho Tutelar e Delegacia ou Disque 100. A denúncia é anônima e gratuita.

Nós queremos um país que não se cale, diante da violência sexual.
Violência sexual é crime!
Denuncie e quebre o silêncio!