Destaque da CidadeEducação

Escola municipal participa de projeto interdisciplinar

Em outubro até meados deste mês, alunos da escola municipal ?Professora Maria José de Oliveira Jacobsen? estiveram envolvidos na segunda parte do projeto ?My Space Trip?, com objetivo de promover o ensinamento interdisciplinar, neste caso, da cultura norte-americana com atividades direcionadas por séries.

Alguns questionamentos, tais como: qual país lançou o primeiro satélite ao espaço? Em que ano o homem foi à Lua? E? em quais planetas chovem diamantes ou, quais nomes recebem a Aurora Boreal? Através de perguntas como estas, os alunos da EMEF ?Professora Maria José de Oliveira Jacobsen? podem ajudar com estas e outras respostas sobre o nosso ?Solar System? e a ?NASA?.

Na segunda parte do projeto ?My Space Trip?, a professora PEB II ? Inglês, Vanessa Passos, explorou a interdisciplinaridade e a cultura norte-americana com atividades direcionadas por séries. Dentre estas, foram realizadas as leituras dos livros ?O Diário de Bordo do Etevaldo? e ?Por que a Lua muda de forma??, confeccionaram o ?Space Diary? e registraram suas aventuras espaciais como se fossem astronautas escrevendo em um diário de bordo. Também realizaram pesquisas e responderam à um ?Quiz?.

Além do trabalho com o vocabulário específico em Inglês, os alunos ainda praticaram o ?Speaking? de uma forma bastante descontraída. Neste momento do projeto ?My Space Trip? a professora buscou atingir a sintonia de conhecimento e o desenvolvimento global do educando, como propõe Fazenda (2008) em seus estudos em ?Didática e Interdisciplinaridade?. Agradecimentos às professoras dos 1ºs aos 5ºs anos pelo apoio às atividades realizadas e, em especial, às professoras Cecília Cuel e Gláucia Freitas e, ao monitor de informática, Matheus Córdoba.