DACA apresenta balanço e propostas para 2018

A Divisão de Atenção à Criança e ao Adolescente (DACA) esteve reunido na semana passada, nas dependências do Palácio da Educação, Jardim Carlos Gomes, para fazer um balancete geral das atividades realizadas neste ano de 2017.

Além das visitas técnicas de observações gerais, muitas orientações individuais, reuniões específicas com os pais para melhor acompanhamento pedagógico do aluno, também fizeram parte da agenda da divisão. Um dos momentos mais importantes, durante os horários pedagógicos de trabalho coletivo (HTPC), diversas capacitações de docentes da Rede Municipal de Ensino foram realizados, inclusive para profissionais de Educação Especial (PEEs).

Segundo informações da pasta de Educação, uma série de avaliações foram avaliadas, com monitoramento de frequências para se evitar evasão escolar ou casos graves de comportamento. Outras entidades como NACA, CAPSi, Apae, CREAS, CRAS e Conselho Tutelar também tiveram reuniões de trabalho para melhor avaliar os alunos.

Conferidas as avaliações do trabalho deste ano, também foram relatadas algumas propostas para 2018. Desde agendamentos para observações e orientações com pelo menos uma semana de antecedência, com comunicação oficial foram destacadas, com breve relato do caso e nome completo do aluno.

Estas tarefas internas também devem seguir uma agenda em dois dias da semana a serem escolhidos, como segunda-feira pela manhã e terça à tarde, para visitas, observações e orientações nas unidades escolares; no caso de três dias, as quartas de manhã, quintas, a tarde, e sextas-feiras, pela manhã, estas tarefas serão diretamente realizadas na Secretaria Municipal de Educação. Também foram propostos que os encaminhamentos para os órgãos de apoio devem ocorrer nos meses de maio e junho e, também entre agosto e setembro.

Devem ser intensificados um maior número de reuniões de pais e de HTPCs para trabalhos preventivos, com reunião já marcado para ocorrer no próximo mês de fevereiro de 2018, com as PCs de unidade e/ou gestoras para debates de temas mais pertinentes.

? Mostra Brincante ? Também na semana passada, aconteceu a 3ª edição da Mostra Brincante. As atividades desenvolvidas nas Oficinas de Educação Infantil e Ensino Fundamental revelaram a qualidade das propostas e ações realizadas nas escolas de tempo integral da Rede Municipal de Ensino.

A Divisão de Ensino e as assessoras da Secretaria Municipal de Educação agradecem a realização produtiva do encontro e a participação dos representantes das seguintes unidades: creches municipais ?Professor Jayme Montanheiro?, ?Adélia Bruno?, ?Lourdes Victorelli?, ?Emma Berreta?, ?Maria Eugênia Araújo?, ?Nelson Ribeiro?, ?Nedy Oliveira?, ?Paulo Sérgio Marsiglio? e ?Terezinha Marostegan?; EMEIJAs ?Abbibe Appes?, ?Caic Dr. Eitel Arante Dix?, ?Júlia Colombo de Almeida? e ? Professor Sérgio Colus?; além da EMEF (TI) ?Zuleika Vélide Veloso?; e as EMAICs ?Castelinho? e Professor Daniel Caetano do Carmo?, na zona norte.