Cultura e TurismoDemaisDestaque da Cidade

Cultura e Conselho de Políticas Culturais preparam editais dirigidos aos artistas na Pandemia

O setor de cultura foi um dos primeiros a parar em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), já que as atividades que registram aglomeração, e também que ocorrem com a venda de ingressos, foram interrompidas, como cinema, shows de música, peças, concertos e exposições, entre outros atrativos.

Atentos à situação dos artistas e profissionais que atuam na área, a Secretaria de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Políticas Culturais, unidos, se reúnem para propor ações emergenciais, via editais e dispositivos previstos em lei, para atender, dentro do possível, aos diversos segmentos.

Na última sexta-feira (29 de maio), em plataforma digital, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Pirassununga se reuniu para tratar do assunto.

Conforme a Secretaria de Cultura do Município, em Pirassununga, as ações serão viabilizadas por meio de editais e os recursos provenientes do Fundo Municipal de Cultura, instrumento ligado ao Sistema Municipal de Cultura, através do seu Plano de Ação e Aplicação. Num primeiro momento, a proposta é elaborar alguns editais com conteúdos culturais para serem exibidos em formato digital nas redes sociais e plataformas digitais.

Os setoriais de música, dança, teatro, artesanato, artes visuais, literatura, cultura popular, entre outros, estão incumbidos de contatar os artistas e profissionais ligados aos segmentos que representam, para ouvir deles as melhores ideias e sugestões.

Um dos desafios é conciliar a celeridade na execução das propostas aos regramentos legais e questões burocráticas. ?Por isso estamos unindo esforços – Secretaria de Cultura e Conselho – para tirar do papel as ideias e os projetos?, afirma Almir Rogério Ferraz, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Antes de editais, está aberto ‘Banco de Ideias’; envie sua sugestão

Antes de lançar os editais, a Secretaria de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Políticas Culturais pretendem conhecer as ideias e sugestões dos artistas, produtores culturais e trabalhadores que atuam no setor cultural local.

Nas sugestões, os interessados devem também incluir os prazos para início e término, quem estará envolvido no processo e os indicadores dos resultados. E, depois, encaminhá-las ao Conselho Municipal de Políticas Culturais até a próxima terça-feira (9 de junho) através do e-mail conselhoculturapira@gmail.com.